Veículos de Comunicação

Ação Humanitária

Amor exigente ajuda famílias de dependentes químicos há 37 anos

Grupo fundamenta 12 princípios dentro da reabilitação social e familiar

- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação

Desde 1984 a organização não governamental Amor-Exigente atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos. O programa tem como lema a frase: “Eu te amo, mas não aceito que você está fazendo de errado”. A frase é fundamentada nos 12 princípios que auxiliam na reabilitação de pessoas em situação de dependência química. Segundo Tânia Cardoso Cunha, coordenadora do grupo na capital, os 12 princípios são estudados cada uma de acordo com os meses do ano, mas os temas são partilhados.

"Dentro dos princípios é fundamental entender a necessidade de mudar o comportamento do dependente em drogas, mas também de toda a família. Devido à pandemia, estamos atendendo com reuniões online. Não é anônimo, mas preservamos a integridade de cada participante com sigilo. Temos o foco na espiritualidade pluralista sem vínculo com religião e na responsabilidade social”, destacou. 

Iportante lembrar que as reuniões são realizadas de forma online, devido às restrições impostas diante da pandemia. A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), conta com um serviço anônimo de denúncias que envolvem o tráfico de drogas. Para denunciar basta discar 181. Quem faz a denúncia não precisa se identificar e o chamado é registrado e encaminhado para a unidade competente, batalhões da PM ou delegaciais da polícia civil. O serviço ainda funciona pelo site www.181.ms.gov.br. Confira a entrevista completa: