Veículos de Comunicação

A CHINA surpreende pela sua grandiosidade e realidade imaginável para nós. Com essa frase, o deputado Jerson sin­tetizou ao colunista o que viu em Pequim e Xangai. O pior: nem sinal do saudoso “arroz com feijão”.

EXEMPLO Impressionado com as suas instalações e pro­dução, durante visita a uma siderúrgica, Jerson perguntou ao intérprete – se aquela era a maior do país. Um susto com a res­posta: era apenas a 29ª. em importância.

MALUF enciclopédia de frases antológicas. Essa fez suces­so: “Se você tiver uma fazenda e, na hora da colheita, tiver que optar por um administrador petista e uma nuvem de gafanho­tos, fique com os gafanhotos.”

DISPUTA faz bem, oxigena o sistema, dá chances de refle­xão e críticas. Deve ser assim nos poderes públicos, entidades e sindicatos. O que ocorre na OAB/MS mostra bem a importân­cia da democracia geral.

RISCOS Dependendo do desenrolar da campanha, o cole­ga Fábio Trad pode acabar se envolvendo a ponto de compro­meter seu eventual projeto político. Pode-se tentar, mas é im­possível separar uma coisa de outra. Eu avisei!

PENA! A campanha extrapolou os limites da classe, está escancarada aos olhos da opinião pública, que comenta e jul­ga instintamente. Sem ingenuidade: interesses mil em jogo. O “day after” mostrará as perdas e ganhos.

FIASCO? Execução do Hino Nacional e do MS em even­tos cívicos esportivos. Projeto do deputado Márcio Fernandes. Temo a repetição dos vexames dos paulistas que vemos na te­levisão só a minoria conhece a letra do Hino Nacional.

O HINO do MS desconhecido. Poucos conhecem sua letra de pouca divulgação. Se a garotada sabe mais as letras de mú­sicas em inglês do que o próprio Hino Nacional, como conven­cê-los de conhecer o hino estadual?

1 FRASES Quer conhecer o homem? Dê-lhe poder! Poder é o camaleão ao contrário: todos tomam sua cor. Todo ato de bondade é demonstração de poder. O poder é violento quan­do é fraco. O poder sem limites é tirania.

2 FRASES Mineiro não briga, mas também não perdoa! Quem não ouve com paciência, não decide com precisão. Aos vencedores as batatas; aos vencidos as cascas. Se Brasília fos­se boa, Niemeyer moraria nela.

3 FRASES Se o governo compra um circo, o anão começa a crescer. A comissão faz o ladrão. Nenhum banco morre de repente. No meu Governo não faltará carne bovina e nem por­quina na mesa dos mineiros (Newton Cardoso).

4 FRASES O Governo culpa a janela pela paisagem. O po­der desgasta, sobretudo quem não o tem. Estou PHD: por hora desempregado (Dante Oliveira) Estou prevendo uma crise de conseqüências imprevisíveis. (D. Marins)

5 FRASES Senado é só pose. Quem manda é deputado. Os vices são como ciprestes: só crescem à beira dos túmulos. A vitória tem vários pais; a derrota é órfã. 90% dos políticos dão aos 10% restantes uma péssima reputação.

METAMORFOSE No mensalão, Kemp defendia Genoino res­saltando seu currículo. Agora, ironiza e critica o companheiro paulistano por defender a união com o PMDB. Pelo jeito o efei­to Lula acabou chegando até aqui.

TERUEL Figura controvertida! Qual é seu PT? Sua candida­tura à prefeitura, fictícia! Parecia pisar em cristais para preser­var as suas relações com a prefeitura do PMDB. Saiu da cam­panha ainda mais unido ao Nelsinho.

PENSANDO BEM… o deputado Jerson tem razão. É preciso adotar uma lei de pesca definitiva que não precise ser rediscu­tida anualmente. Pelo jeito, pescaria anda dando mais votos que peixes. Se anda…

LULA andou sorteando casas no Nordeste. Um sucesso! Agora o vereador Carlão, apoiado por Cabeludo e Ribeiro, quer o sorteio das casas da Emha em praça pública. Praça cheira demagogia e populismo barato.

COMENTEI Transparência e seriedade independem de lo­cal. Não estamos na Grécia antiga. Paulo Siufi está certo: a Câ­mara precisa preservar a imagem e não pode descambar para esse tipo de postura.

NA REMAT Com 22 anos de estrada o amigo Ricardo Mira­gaia está feliz da vida em seu novo endereço. Currículo de peso, ex-TV Morena, por ele certo fará sucesso, com quem sempre conviveu sem estrelismo.

NO BRASIL… O dr. Odilon está certo! Injustificáveis as rega­lias do médico Rondon na “prisão”. Só no Brasil mesmo, onde cadeia é só para “p/p…” Nos States não há isso, é cana no duro e algemas nos pés e mãos.

MEDROSO? Embora André esteja bem nas pesquisas, o PMDB emite sinais de fraqueza ao implorar acordo com o PT. A opinião pública acha isso deplorável. Não pode fazer política esquecendo a coerência.

ESPERADO! Empresários do agronegócio pensando duas vezes antes de investir no MS devido às questões indígenas. As lideranças petistas locais precisam avisar o Planalto e exi­gir uma solução. Ou isso não interessa?’

Manoel Afonso – Acesse meu blog – www.manoelafonso.com.br