Veículos de Comunicação

E AGORA?  A candidatura  de  Reinaldo Azambuja atropelou Valdir Neves .  Mas   a indicação dele ao TC. não é prioridade de André para  Marçal  Filho assumir na Câmara
Marçal “passou do ponto”, nunca ganha eleição.

MOKA senador? Forte no interior mas sofre grande rejeição na capital devido a velha imagem comportamental. Aí Simone Tebet é citada como provável candidata ao Senado. Mas Moka tem maioria no diretório do PMDB.

VALTER PEREIRA tenta, mas sua imagem não emplaca. O marketing dele é ruim.  Estilo e discurso superados. Não é do time de André e seu grupo político é minoria no partido. O mandato não lhe garante direito a candidatura.

EXEMPLO:  Gaeta era do PMDB e votou contra o candidato do partido na eleição para a presidência da Assembléia. Na eleição seguinte o diretório não homologou seu nome como candidato do MDB e ele foi para casa.

OLHA O HOMEM!  O cacife de 11 mil votos na capital autoriza o vereador Bernal a tentar a Assembléia em 2.010. Seu programa de rádio também chega ao interior o que vai facilitar sua campanha.  Ajuizado, não perderá a chance.

LEMBRETE-1 Será que a confecção de placas indicativas de ruas é tão cara assim? Também no chic “Jardim dos Estados” elas são raras. Na esquina das ruas da Paz com Paraíba, onde reside o prefeito Nelsinho, inexiste qualquer placa.

LEMBRETE-2  O prefeito Nelsinho ainda não cumpriu a promessa feita ao colunista:   homenagear o grande JK. – batizando com seu nome um logradouro público.    JK. não é menos importante que outras figuras já homenageadas.

OLÍMPIO PERONDI Nosso leitor!  Aos 82 anos é aroeira! Plantou canteiro de mudas de 1.000 has. de cana na sua fazenda em Sidrolândia, mas espera definição no cenário mundial para investir mais nesse setor. Tem seus motivos.

OLÍMPIO é pai do empresário Jovir (ex-Matosul) que hoje planta em suas 5 fazendas  no Uruguai e também em Eduardo Magalhães onde cultiva 8.000 has de feijão irrigado e construiu o maior armazém da Bahia.

O PATRIARCA  da família lembra que no Uruguai vale a pena investir: terras boas e custando na faixa de um dólar e meio por hectare.  Além disso, os maquinários e os juros de financiamento são mais baratos que no Brasil.

PENA  Não vingou o frigorífico para abate de carneiros na capital por vários  motivos. O baixo consumo é um deles. A Churrascaria  do Gastão, por exemplo, consome 10 mil kgs. de carne bovina por mês e  apenas 300 kgs. de ovinos.

 
NO PARAÍSO  Deputado Amarildo atende  ao apelo de Lula e gasta. Flana à bordo de  chic perua  “Jeep” de mais de 120 mil reais. Pedro Kemp – idem! É o ex-proletariado curtindo as delícias do tão criticado consumismo-capitalismo.

LÚDIO  É o cara! Conserva o impecável Landau azulão/1981 comprado O/km em São Paulo e que rodou só 62.000 kms. Aliás, o prefeito Nelsinho é outro apaixonado por carros. Tem um Puma e um Landau/75 adquirido em leilão.

FOLCLORE  Nem todos que perdem a eleição gostam de passar o cargo ao adversário. O general Figueiredo foi um deles. No Rio Grande do Norte  Dinarte Mariz mandou o porteiro do palácio entregar as chaves ao novo governador.

POSSE Não se pode perder a classe durante a solenidade. Deve-se respeitar a liturgia do cargo e as pessoas presentes. É preciso cuidar dos gestos e palavras para se evitar situações constrangedoras. Afinal o poder passa!

DESLIZES  Entusiasmados, novos prefeitos têm o costume de proferir discursos emocionados que deságuam na agressividade e em ataques pessoais aos adversários. “Santa ignorância” que só cria problemas lá na frente.

LULA  Ele tem sorte mas seca a pimenteira dos outros. Foi assim ao ganhar a raquete de Guga, o capacete de Barrichello e as camisas de Ronaldo e Roberto Carlos antes da Copa.  Os últimos azarados foram Daiane e Diego  Hipólito.

TAMBÉM os amigos de Lula  foram “secados” por ele. Casos de Silvinho, Palocci, Marta, Benedita, Zé Dirceu, Genoino, Frei Chico, Airton Soares, Vladimir Palmeira, Greenhalgh, José Eudes e João Paulo. Coincidência?

PENSANDO BEM… A imagem desgastada do ex-PFL (Democrata) no Estado é a cara do Departamento Municipal de Transito da capital, cujo comando é do partido. Muito salto alto na chefia. Falta bom senso e racionalidade operacional.

DÚVIDAS  Quem será o candidato a vice de André na reeleição? Poderia ser Simone, Giroto ou quem sabe Nelsinho? Aliás, quem não gostaria de pegar essa confortável carona sem grandes riscos e custos?

ARAPONGAS  Quem exerce cargos públicos anda preocupado com o aumento de telefones grampeados aqui no Estado. Ninguém se arrisca e todos procuram medir as palavras para evitar complicações. Sabe como é…

ZECA fez a alegria da “companheirada”. Mas André está começando a reverter algumas barbaridades petistas. A derrubada de promoções funcionais gratuitas, com chances de rebaixamento e demissões tirando o sono de muita gente. 

Manoel Afonso escreve a coluna Ampla Visão para o JP. Email:mcritica@terra.com.br