Veículos de Comunicação

Oportunidade

André entrega 160 casas para famílias em Ribas do Rio Pardo

Essas famílias ocupavam dois loteamentos de forma irregular, morando em barracos de lona

Duas favelas em Ribas do Rio Pardo estão com os dias contados, pois o governador André Puccinelli e o secretário de Estado de Habitação, Carlos Marun, estarão nesta sexta-feira (13), a partir das 16 horas, para entregar 160 unidades habitacionais às famílias que moravam nessas localidades.

Essas famílias ocupavam dois loteamentos de forma irregular, morando em barracos de lona, sem condições de higiene em situação de total insalubridade. Visando a extinção das favelas, uma meta estabelecida por André Puccinelli, foi colocado em prática, através da Secretaria de Estado de Habitação (Sehab) o projeto Mudando para Melhor.

Esse projeto visa à retirada das famílias das favelas/áreas de risco e estas são realocadas para as moradias construídas pelo Governo Estadual.  Reduz os barracos, proporcionando às famílias cidadania e uma vida mais digna.

Segundo informações do secretário de Habitação, foram investidos R$ 2,6 milhões. Esse valor corresponde aos recursos da União somados à contrapartida do Governo do Estado.  Sendo que esses recursos são oriundos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). A prefeitura participa cedendo os terrenos.

São dois residenciais, no Palmeiras serão entregues 86 casas e no São Joaquim mais 74 moradias. A solenidade de inauguração está marcada para acontecer no Residencial Palmeiras, onde o governador fará entrega das chaves e posteriormente ele irá ao São Joaquim para descerrar a placa que denomina o residencial.

Cada casa possui uma área de 31,56 metros quadrados distribuídos em dois quartos, sala/ cozinha e banheiro. Marun disse também que os barracos, que outrora serviam de teto, serão destruídos amanhã (14).

"O André, desde sua gestão frente à prefeitura de Campo Grande, trabalhou para que fossem extintas as favelas. Prova disso foi o que foi feito no Buriti/Lagoa (ano de 2002), área que foi regularizada e urbanizada. Houve o remanejamento de 314 famílias que viviam em área de risco, a expansão da malha viária, a recuperação e melhoria do meio-ambiente e a execução de trabalho social com a participação da comunidade. Além de mais 450 famílias que receberam ações de melhorias habitacionais para que houvesse condições de habitabilidade. Mediante ao exposto, nada mais natural que o governador venha fazer o mesmo em Mato Grosso do Sul", esclareceu o secretário.

O Governo do Estado está executando o Projeto Mudando para Melhor nos municípios de: Anastácio, Bonito e Ponta Porã. Mais 455 famílias sairão em breve das favelas para serem realocadas em moradias dignas. Totalizando um investimento de mais de R$ 7 milhões.

Serviço: A solenidade está marcada para as 16 horas na Rua Indaiá, s/n ao lado do Bairro Boa Vista.