Veículos de Comunicação

Oportunidade

ARTIGO: "Tenho um canto e canto", por Padre Sandro Rogério

?Uma vida se justifica como um arranjo de flores, não pela duração, mas pela harmonia?

"As flores dos arranjos logo murcharão, mas o importante é que elas desabrochem na hora efêmera da festa, mostrando o esplendor de cada flor e a harmonia do arranjo. Como um arranjo, uma vida não se justifica por sua duração, nem pela lembrança, nem pelo aplauso dos outros, ela se justifica por sua harmonia intrínseca." (Contardo Calligaris, Folha de SP, 23/8/2007).

“Uma vida se justifica como um arranjo de flores, não pela duração, mas pela harmonia”. Lembrei-me espontaneamente do dito popular onde o autor que tanto aprecio se pergunta: “por que os pássaros cantam?” e singelamente responde. “Os pássaros cantam porque eles têm uma música”. Não estão tensos à espera de aplausos nem da aceitação e ou da recusa alheias. Apenas expressam o que têm. Vivem!

Há uma espécie de dor quando alguns de nós, "pássaros com música para cantar", nos calamos por causa dos outros. Não agimos como somos. Não vibramos nossa verdadeira vida. Não entoamos a nossa singela, porém, verdadeira música. Não nos atrevemos a ser só e tão somente o que somos e apresentar o que temos.

Mesmo que pouco, o nosso tudo e o nosso todo precisam aparecer. Verdade à mostra, ainda que tardia. Os outros nos conhecerão pelo real e não pelo que gostariam que fôssemos. Todos os dias tenho tantas melodias a aprender… Confesso. Algumas não me agradam. São cantos para me encantar, mas não são reais e, por isso, me desencantam. Todos os dias ouvimos cantares e conseguimos como em mistério distinguir cantos de quem os têm e cantos de quem canta por aplausos e por platéia (bajuladores que nunca se dão conta de que é preciso ser verdadeiro!).

Eu preparo uma canção… Enquanto não fica pronta, canto o que sou. Ofereço o que tenho. E se lhe for pouco, continue buscando. Encontrará em outras plagas cantos condizentes com a sua busca. Preciso parar. Preciso sair… um canto me chama a ir lá fora, "ir à floresta sugar a essência da vida".

Cante o seu canto. Encante com a sua verdade todos quantos lhe circundam. Viver ultrapassa todo entendimento. A fé é luz que dá segurança ao caminhar. Todos quantos lhe rodeiam precisam ouvir o seu canto. Não tenha medo de cantá-lo! Pela vida, sempre!

* Pensando bem

A ALEGRIA DA VIRGEM – Que Maria seja a causa de nossa alegria. Que cada um de nós seja Jesus para ela. Ninguém aprendeu a humildade como Maria. Ela foi a escrava. Ser escravo significa ser útil para todos, com alegria… A alegria era a força da Virgem. Somente a alegria lhe deu forças para caminhar sem cansar-se até as colinas da Judéia para realizar o trabalho de serva. Também nós temos que marchar, sem nos deter, para além das colinas das dificuldades. [Madre Teresa de Calcutá]