Veículos de Comunicação

Comportamento

Até que ponto o coronavírus pode afetar a saúde mental?

Psicóloga da dicas de como enfrentar a pandemia de maneira mais leve

Lidar com a ideia de ter que ficar em casa, não poder sair para trabalhar, ficar isolado, causa a sensação de tristeza em muita gente, além de angustia. Tem gente que nem gostava muito de sair de casa, mas o fato de agora ser proibido, é contagiado pelo medo e pela insegurança.

De acordo com psicóloga Emily Parmesam, para enfrentar esse período de isolamento é fundamental adotar uma rotina, bem semelhante da vivenciada antes da pandemia. Ter hora para acordar, almoçar, assistir TV e para dormir. “A maioria das pessoas associa o isolamento a solidão, mas é possível adotar medidas para que esse período seja mais leve. É importante também se exercitar em casa. Hoje em dia há vários vídeos confiáveis no YouTube de exercícios físicos”, destacou.

O brasileiro é afetuoso e está acostumado a conviver com muita gente, a abraçar. Agora, que esses hábitos precisaram mudar é fundamental manter o contato, ainda que a distância. “Faça chamadas em vídeo diariamente com a família, ligar para conversar. São medidas simples e que podem deixar o dia mais leve, mais feliz”, completou.