Veículos de Comunicação

Oportunidade

BC restringe concessão de empréstimos a empresas brasileiras com dívidas no exterior

A circular que regulamenta as operações de financiamento foi publicada às 22h20 de ontem (4) pelo Banco Central (BC)

Os empréstimos em dólar para empresas brasileiras com dívidas no exterior serão operados por bancos brasileiros ou por estrangeiros autorizados a operar no Brasil. A circular que regulamenta as operações de financiamento foi publicada às 22h20 de ontem (4) pelo Banco Central (BC).

A medida prevê que o BC vai repassar recursos das reservas internacionais para as instituições financeiras, que por sua vez emprestarão o dinheiro a empresas brasileiras que tenham empréstimos externos. Em dezembro de 2008, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, anunciou essa medida para evitar que os empréstimos não renovados, por falta de cobertura, pressionassem, o mercado de crédito brasileiro. A escassez de crédito é um reflexo da crise financeira internacional.

Segundo o Banco Central, cerca de 70 instituições financeiras no país estão aptas a oferecer o empréstimo. Em 30 dias, bancos no exterior também poderão fazer essas operações. De acordo com o BC, os bancos no exterior só entrarão na operação posteriomente, porque leva mais tempo para a elaboração correta dos contratos.

De acordo com a circular, o empréstimo para cada empresa fica limitado ao valor das parcelas das operações externas com vencimento entre 1º de outubro de 2008 e 31 de dezembro de 2009.

O custo do empréstimo será a taxa Libor acrescida de percentual a ser divulgado pelo BC. A garantia da operação serão os créditos ofertados às empresas.