Veículos de Comunicação

Oportunidade

Biblioteca Isaías Paim promove Vestibular com apoio da UFMS

No Vestibuler deste ano, o batepapo será com acadêmicos do último semestre do curso Letras da UFMS

A partir de hoje (19) até 24 de junho, os vestibulandos da capital poderão participar da 2ª edição do projeto Vestibuler, criado pela Biblioteca Publica Estadual Dr. Isaias Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, com a intenção de incentivar a leitura das obras pertinentes aos vestibulares das Universidades Estadual e Federal de Mato Grosso do Sul (UEMS e UFMS). O evento será aberto ao público em geral.

No Vestibuler deste ano, o batepapo será com acadêmicos do último semestre do curso Letras da UFMS. A exceção fica por conta dos dois primeiros dias de apresentação, que terá a abertura feita pelo Phd em Estudos Culturais e escritor Marcelo Marinho. No dia 20, o batepapo será com a professora Doutora em letras, pela USP, e coordenadora do Mestrado em Estudos de Linguagens da UFMS, Rosana Zanelatto Santos, que falará sobre a obra do escritor mineiro Fernando Sabino – “O encontro marcado”. As palestras com os acadêmicos acontecerão em dois locais diferentes: na Biblioteca Isaías Paim e no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo.

 “Os alunos que buscarem o projeto vão ter uma visão diferenciada e particular das obras literárias, diferente do que as escolas passam de forma mais tradicional, até mesmo pela escassez de tempo. Vamos seduzir o aluno para que ele busque, na biblioteca Isaías Paim, a obra e leia na íntegra. Em contrapartida, nossos alunos do curso de Letras vão ter uma experiência que não teriam em uma sala de aula formal. Terão um público heterogêneo, com vestibulandos e pessoas interessadas em literatura, e uma quantidade maior de pessoas. Adquirirão, desta forma, técnicas para lidarem com um público formal e informal”, afirma Rosana Zanelatto.

 Nesta edição algumas mudanças aconteceram no projeto. Serão disponibilizadas obras e realizadas palestras pertinentes aos vestibulares somente da UFMS e UEMS. Na primeira edição, o projeto incluía também as obras das instituições privadas.

Grande parte das obras utilizadas no Vestibuler foram doadas no ano passado pela BrasilTelecom. “Estamos em busca de um novo parceiro para dar continuidade ao projeto, já que houve alterações na lista de obras. Entraram quatro novos títulos pela lista da UFMS e todas as obras da UEMS. O acervo que temos destas obras é muito pequeno para a demanda do projeto”, afirmou o bibliotecário e coordenador da Biblioteca Estadual, Aparecido Melchiades. Ele se mostrou satisfeito com o sucesso da primeira edição, na qual houveram encontros muito produtivos com escritores e alunos.


Serviço

A biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correia da Costa, 559. O Centro Cultural José Octavio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, está localizado na rua 26 de agosto, 453.