Veículos de Comunicação

Oportunidade

Brasil é único capaz de fornecer vacina em caso de epidemia de aftosa

O parque industrial nacional é capaz de produzir anualmente 500 milhões de doses

Às vésperas do início de mais uma campanha de vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa, em maio, o Brasil apresenta-se como único país capaz de produzir vacinas adicionais para o caso de uma emergência sanitária. "Hoje, se houvesse uma epidemia de febre aftosa no mundo, o Brasil seria o único país com um parque industrial capaz de fornecer a vacina em caráter emergencial para outros países", afirma o presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), Emilio Salani.


O parque industrial nacional é capaz de produzir anualmente 500 milhões de doses, tornando o Brasil o maior produtor mundial de vacina contra a doença. O governo prevê comercialização de 386,8 milhões de doses este ano. De acordo com Salani, a vacina brasileira contra aftosa é a mais completa, segura e eficiente do mundo, graças em grande parte ao trabalho da Central de Selagem de Vacinas (CSV), uma parceria entre o Ministério da Agricultura e o Sindan.

Entre outras funções, a CSV armazena estoque de segurança de vacinas, utilizado apenas em caso de emergência, estimado atualmente em 60 milhões de doses (aproximadamente 15% do consumo nacional). A central também é responsável pelo controle de qualidade das vacinas, além de fornecer informações essenciais para a condução das campanhas de vacinação. Assim, cada frasco de vacina produzida no Brasil recebe um selo holográfico – produzido na Alemanha pela mesma empresa responsável pela holografia nas notas de euro – que permite a rastreabilidade total do produto, facilita a fiscalização, o controle de qualidade, a distribuição e garante, ainda, sua procedência.