Veículos de Comunicação

Decisão Histórica

Cameron renuncia após Reino Unido decidir sair da União Europeia

Referendo concluído na madrugada de hoje teve resultado contrário à proposta do governo britânico

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou a sua demissão, durante a madrugada desta sexta-feira (horário brasileiro), após anúncio do resultado de um referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia. Com 52% dos votos a favor, o bloco deixa o grupo de países após 43 anos de participação. Cameron deve deixar o cargo em outubro.

O resultado do referendo realizado nessa quinta-feira foi divulgado nas primeiras horas da manhã de hoje (24).

Cameron sempre se posicionou favoravelmente à permanência do Reino Unido na UE e, durante os meses que antecederam o referendo, afirmou que o Brexit – união das palavras Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída, em inglês) – poderia trazer graves consequências econômicas para o país.

"O povo britânico votou para deixar a União Europeia, e sua vontade deve ser respeitada. A vontade do povo britânico é uma instrução que deve ser entregue. Será necessária uma liderança forte e empenhada”, disse David Cameron, ressaltando que outra pessoa deve liderar o processo de transição.

A taxa de participação no referendo foi de 71,8%, a maior em votações no Reino Unido desde 1992. (Com informações da Agência Brasil)