Veículos de Comunicação

Oportunidade

Carro de US$ 2 mil, "uma opção em tempos de crise"

O minicarro só chegará às ruas indianas em julho em razão de a Tata ter mudado o local da fábrica do Estado de Bengala Ocidental para Gujarat

Ao custo de US$ 2 mil (cerca de R$ 4,5 mil), o presidente da Tata Motors, Ratan Tata, lançou ontem em Mumbai (Índia) o Nano, veículo tido como o mais barato do mundo. Para o empresário, o carro de 3,1 m de comprimento é uma opção em tempos de crise. “A atual situação econômica torna esse veículo ainda mais atraente ao público comprador”, disse. “Depois da Índia, espero que possamos levar o Nano para outros mercados também.”

O minicarro só chegará às ruas indianas em julho em razão de a Tata ter mudado o local da fábrica do Estado de Bengala Ocidental para Gujarat, atrasando em seis meses o início da produção. O fabricante aceitará pedidos de reserva entre 9 e 25 de abril. Os primeiros 100 mil interessados serão sorteados – já que a empresa espera um número maior de compradores do que a capacidade de produção, limitada a 60 mil unidades neste ano.

Para especialistas, no Brasil o carro poderá chegar pelo triplo do preço devido à carga tributária e a mudanças para cumprir legislação local e condições de uso tropicais. A Tata também já mostrou uma versão europeia ao custo de € 5 mil.