Veículos de Comunicação

Oportunidade

Centro de Formação de Soldados é inaugurado em Campo Grande

O governador André Puccinelli (PMDB) inaugurou nesta semana a obra de reforma e ampliação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap), da Polícia Militar.

Durante a solenidade de inauguração, apontou a obra como um dos principais benefícios das melhorias na unidade. A placa inaugural foi descerrada na presença do secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini, e dos 360 alunos em formação da Capital.


A obra de construção de um novo prédio e compra de equipamentos contou com o investimento mais de R$ 1 milhão em recursos próprios, o que, para Puccinelli, são resultados do planejamento para melhorar a segurança pública em Mato Grosso do Sul. “Quando se quer priorizar é preciso planejar, organizar de forma que a proposta passe da teoria à prática”, destacou o governador. “A reforma desse centro de formação é mais uma resposta que o governo quer dar a todas as Policias e a Segurança Pública”.


Esta é a primeira vez, em 30 anos, que o Cefap tem sede própria capaz de atender a real necessidade de formação e aperfeiçoamento de soldados, cabos e sargentos. Segundo informações da Sejusp,  há cerca de sete anos, o Estado tem de recorrer a locação de espaços para salas de aula. O centro funcionava no Bairro Ana Maria do Couto c
onta com grande área livre e um galpão, mas faltavam salas de aula, acomodações para professores, e todo o espaço necessário para aprendizado teórico.


“Pagávamos R$ 16 mil de aluguel. Agora essa situação acabou, e amanhã já vamos devolver o prédio alugado”, comemora o secretário Jacini. Para o secretário, a nova obra representa a concretização de um sonho de 30 anos e vai trazer grandes benefícios para a formação policial. “Significa que a partir de agora a PM poderá ter uma matriz doutrinária única. A centralização acaba com as aulas em diversos locais e facilita a aplicação do conteúdo programático, o trabalho dos instrutores”, destacou.


O secretário de Segurança Pública lembrou que o investimento em aprendizado e capacitação permanente é essencial para a Policia enfrentar a criminalidade, que se aproveita cada vez mais dos avanços da tecnologia.