Veículos de Comunicação

Oportunidade

Cerca de 2,4 mil estudantes do Estado aderem ao Enem 2009 todos os dias

Em todo o País, já estão registradas 1.526.778 inscrições

Em média, 2,4 mil estudantes de Mato Grosso do Sul se inscrevem diariamente para o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2009). De acordo com balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até o final desta quinta-feira (25) foi registrado o pedido de inscrição de 27.372 candidatos, um aumento de 9,65% em relação ao número de inscritos no dia anterior, que foi de 24.961. Em todo o País, já estão registradas 1.526.778 inscrições.

A grande procura deve-se às mudanças nas regras do exame, que agora também é utilizado por várias universidades federais e centros federais de ensino técnico como etapa do processo de seleção. A partir do próximo ano o Enem será a única prova seletiva de novos acadêmicos em diversas universidades do País. Neste ano aqui no Estado, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) adota o Enem como prova correspondente à primeira fase do vestibular e para compor as vagas remanescentes do processo seletivo da instituição. Na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), o exame será utilizado apenas para compor as vagas remanescentes do vestibular.

O Enem 2009 ainda será utilizado para selecionar os estudantes para o Programa Universidade para Todos (ProUni). O programa distribui bolsas integrais e parciais em universidades particulares para alunos de baixa renda que concluíram o ensino médio em escolas públicas e que obtiverem boas médias no exame nacional.

As inscrições para o Enem 2009 vão até o dia 17 de julho, somente através do site enem.inep.gov.br/inscricao. A taxa de adesão do exame é de R$ 35 e os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas estão isentos deste pagamento.

        Segundo o Ministério da Educação (MEC), o exame acontece nos dias 3 e 4 de outubro e será composto por quatro provas com 45 questões objetivas de múltipla escolha que vão medir o conhecimento dos alunos nas áreas de linguagens, códigos e redação, matemática, ciências humanas e da natureza e suas tecnologias. Uma das mudanças do exame exige que todos os candidatos possuam 18 anos completos até o dia da realização da prova.