Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Chapadão do Sul lança Coleta Seletiva e pede colaboração da população

A implantação da Coleta Seletiva é uma exigência da lei e faz parte das ações previstas no Plano de Saneamento Básico

A Prefeitura de Chapadão do Sul inicia na próxima semana a Coleta Seletiva na cidade e convoca a população para dar a sua contribuição.

Neste início da campanha o foco principal será na quarta-feira, 12, onde será feito o recolhimento somente do lixo seco, que basicamente são: plástico, vidro, papel e metal. Nos demais dias da semana será feito o recolhimento dos resíduos úmidos, que são os não recicláveis, orgânicos e rejeitos.

A implantação da Coleta Seletiva é uma exigência da lei e faz parte das ações previstas no Plano de Saneamento Básico, que tem quatro eixos principais, e um deles é a Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

A partir desta semana a Prefeitura iniciará ações buscando conscientizar os moradores sobre a importância da coleta seletiva. Por enquanto, o recolhimento será feito normalmente, mas a meta é recolher somente o lixo que estiver separado corretamente. A principal orientação é que a população não coloque no mesmo recipiente o lixo seco e o úmido.

A Administração Municipal tem investindo para atender a legislação federal e está construindo uma central de tratamento de resíduos sólidos, além de promover a conscientização ambiental. Além das obrigações do Poder Público, os moradores também tem suas responsabilidades, pois com a implantação da coleta seletiva todos devemos separar corretamente o lixo. “Estamos em um processo de amadurecimento deste processo, mas chegará o dia em que o lixo que não está separado corretamente não será recolhido”, ressaltou a Secretária de Infraestrutura e Projetos, Ana Carolina Lessi.

A Secretária da Sedema, Alessandra Conforte explica que a Prefeitura promoverá campanhas de orientação da população através da internet, do rádio, distribuição de material impresso, entre outras ações, mas enaltece que é fundamental Poder Público e população trabalharem juntos para que Chapadão do Sul se torne referência na coleta e destinação correta dos resíduos sólidos.