Veículos de Comunicação

Inss

Cinco pessoas caem no golpe da prova de vida

Estelionatários estão ligando para aposentados e pensionistas pedindo que eles façam a prova de vida por meio do WhatsApp

Procedimento pode ser feito a partir desta terça-feira. - Divulgação
Procedimento pode ser feito a partir desta terça-feira. - Divulgação

Um novo golpe tem usado o nome do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Estelionatários estão ligando para aposentados e pensionistas pedindo que eles façam a prova de vida por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp ou por e-mail por causa da pandemia. Em Três Lagoas, cinco idosos caíram no golpe, sendo que um deles teve prejuízo de R$ 500. O golpista pediu para a que vítima fizesse um depósito bancário mentindo que o valor era custos do procedimento.

ALERTA
O INSS emitiu um alerta da nova modalidade de golpe. Os criminosos entram em contato com o aposentado por ligação falando que estão fazendo a prova de vida e depois solicita fotos dos documentos e do rosto pelo aplicativo de mensagens. O objetivo é roubar os dados pessoais da vítima.

ORIENTAÇÃO
A Previdência Social alerta que não entra em contato por telefone com ninguém, muito menos, para realizar a prova de vida que está suspensa em todo país desde o ano passado. É importante que o segurado que tem dúvida sobre qualquer tipo de atendimento entre em contato pelos canais do INSS, como o 135 e o aplicativo Meu INSS. Também pelo site.

Confira a reportagem abaixo: