Veículos de Comunicação

Oportunidade

CNA requer a intervenção federal no Pará

 A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) entrou ontem (22) na Procuradoria Geral da República (PGR) com um pedido de intervenção federal no estado do Pará por causa de 111 pedidos de reintegração de posse não cumpridos pela Justiça estadual. A presidente da CNA, senadora Kátia Abreu (DEM-TO), disse que há 40 dias a entidade protocolou no Tribunal de Justiça do Pará um pedido de intervenção, mas até agora não teve resposta.
“Como há 40 dias não tivemos nenhuma resposta incisiva da governadora no sentido de cumprir essas reintegrações nem o Tribunal de Justiça se manifestou, nós estamos nos valendo da Constituição e da Procuradoria Geral da República reiterando esse pedido”, disse.
De acordo com a CNA há 111 pedidos de reintegração de posse de propriedades rurais invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que não foram cumpridos pela Justiça do Pará. Caberá ao procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, examinar o pedido. Caso concorde com a solicitação, ele encaminhará o pedido de intervenção federal ao Supremo Tribunal Federal (STF), que decidirá pelo mérito da intervenção.