Veículos de Comunicação

Oportunidade

CNJ apresenta números do judiciário nesta terça-feira

A pesquisa Justiça em Números traz dados completos das justiças, trabalhista, federal e estadual

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza nesta terça-feira (2) o  II Seminário Justiça em Números. No encontro, que será realizado na Escola da Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf), em Brasília, serão divulgados os dados do relatório “Justiça em Números” de 2008 e a resolução que atualiza os indicadores estatísticos da coleta de informações. Participam do evento a diretora da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica do TJMS, Glauce Jane Parra Batista, e a diretora do Departamento de Orçamento e Informações Gerenciais,  Maria de Lourdes Marques Wahl.
 
A pesquisa Justiça em Números traz dados completos das justiças, trabalhista, federal e estadual. Esta é a 6ª edição do estudo, divulgado anualmente pelo CNJ desde 2005. Com esses dados, o CNJ pode realizar um diagnóstico da Justiça brasileira, além de orientar o planejamento dos tribunais. Pela pesquisa, é possível saber quantos processos foram distribuídos, quantos foram julgados, o número de juízes ou ainda o número de habitantes atendidos por juiz.
 
Justiça em Números 2007 – Em fevereiro deste ano foram apresentados os números 2007, com as variáveis e os indicadores estatísticos de todo o país. O Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul demonstrou bons índices.  Mesmo sendo o 17º na participação da justiça estadual no Produto Interno Bruto (PIB) nacional, no que se refere aos gastos com informática, o TJMS ocupava o 5º lugar no ranking nacional.
 
Esse gasto reflete os investimentos realizados na atualização do parque de informática e aquisição de equipamentos. Para que entenda melhor, em 2007 havia um computador para cada 0,74 servidor. Atualmente existe um computador para cada servidor. 
 
O número de magistrados também destaca MS no território nacional por estar acima da média brasileira que estava em seis magistrados para cada 100 mil habitantes. No judiciário sul-mato-grossense, em 2007, havia 8,5 magistrados para cada 100 mil habitantes. Outro índice de realce: número de casos novos por cem mil habitantes.
 
Mato Grosso do Sul é o segundo entre os 27 tribunais, totalizando 15.915 processos novos para cada 100 mil habitantes. Considerando apenas os casos novos na justiça de 1º grau, MS ocupa o quarto lugar, com 8.810 processos novos para cada 100 mil habitantes. Nas Turmas Recursais, MS é o primeiro, com 524 novos casos e nos Juizados Especiais é o quinto no ranking nacional.