Veículos de Comunicação

Assembleia

Com alterações, proposta para mudanças no parto é aprovada na Alems

Ao invés de cesárea, mulheres poderão optar com parto com analgesia

Com alterações, proposta para mudanças no parto é aprovada na Alems - Foto: Alems
Com alterações, proposta para mudanças no parto é aprovada na Alems - Foto: Alems

Na sessão desta quarta-feira (06), os deputados aprovaram com alterações o projeto de Lei que trata sobre as opções de partos para as mulheres. Na proposta original, as gestantes poderiam optar pela cesárea quando estivessem na 39ª semana de gestação, mas a Secretaria Estadual de Saúde informou ao autor do projeto, Marçal Filho (PSDB), que caso fosse apresentado desta forma, iria recomendar veto. Então, foram realizadas mudanças e agora as mulheres poderão escolher o parto normal com analgesia, ou seja, receberão analgésicos para aliviar a dor, mas sem perder a consciência. Além disso, o médico terá que fazer um relatório explicando o motivo de optar pelo parto normal ao invés da cesárea. A proposta segue agora para sanção.

Em redação final foi aprovada a inserção de frases sobre consumo consciente de água e energia elétrica nas contas das concessionárias que fornecem os serviços no estado.

Os parlamentares ainda aprovaram a denominação de Dr. Manoel Alves ao prédio da Polícia Civil de Rio Negro, dois pedidos de Títulos de Cidadãos Sul-mato-grossenses e duas Comendas de Mérito Legislativo. Todos foram aprovados em Discussão Única.