Veículos de Comunicação

Oportunidade

Comissão do Mec visita a UFMS

A reunião aconteceu na sala de atos da reitoria e marcou o início da avaliação da instituição

De 18 a 22 de maio a Comissão de Avaliação do Ministério da Educação está UFMS para recadastrar a instituição. Nesta segunda a comissão se reuniu com o vice-reitor, os pró-reitores e chefes de departamento da UFMS para se apresentar e falar sobre o trabalho que será realizado durante toda a semana. A reunião aconteceu na sala de atos da reitoria e marcou o início da avaliação da instituição.

A comissão designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é formada por Crislene Carvalho dos Santos, avaliadora e coordenadora da comissão, e por outros dois avaliadores, Anna Christina de Almeida e Julio Cezar de Melo Castilho. Crislene Carvalho explica que são 10 critérios avaliados, dentre eles enumera os principais: “Auto-avaliação, infra-estrutura, ação pedagógica, qualificação dos recursos humanos, políticas de responsabilidade social e gestão financeira. Os outros critérios vêm na verdade do desdobramento desses”.

O vice-reitor, professor João Ricardo Tognini, afirma que essa avaliação é muito positiva e que o diagnóstico contribuirá para que a UFMS continue a acompanhar as diretrizes nacionais e a oferecer ensino de qualidade. “Nosso compromisso enquanto instituição é oferecer as melhores condições possíveis para que se faça a avaliação”, explicou o professor.

A Comissão Própria de Avaliação da UFMS (CPA) estará acompanhando e oferecendo apoio estrutural às atividades da Comissão do INEP.

O ato de credenciamento da UFMS ocorreu em 1979, através da Lei nº 6.674, quando foi transformada a Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT) na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FUFMS).