Veículos de Comunicação

Viagem De Sabores

Cordeiro de aniversário

Nossa cidade Morena apaga as velinhas de 122 anos

Cordeiro de aniversário - Foto: Divulgação
Cordeiro de aniversário - Foto: Divulgação

É hoje! Parabéns Campo Grande. 26 de agosto, nossa cidade Morena apaga as velinhas de 122 anos trazendo tantas alegrias e prosperidade pra nossa gente.

Gente que, como falamos ontem nesta coluna, traz uma diversidade cultural tamanha que acaba refletindo naquilo que comemos dia a dia. Dentre as influências internacionais em nossa gastronomia destacamos: Paraguai, Bolívia, Argentina, Uruguai, França e Itália e claro, os japoneses e os Árabes.

Desta última influência: sírios, turcos, armênios e libaneses nos presenteiam com pratos à base de cominho, pimenta Síria, hortelã e água de flor de laranjeira. Estes temperos, especiarias e muito mais você encontra mas mercearias espalhadas pela cidade e que se concentram historicamente na rua 7 de setembro, a também chamada de Rua Alegre, título da obra de meu avô Dr. Paulo Coelho Machado, que registrou em edição especial da coleção: Pelas Ruas de Campo Grande, um pouco mais desta rua tão importante para a formação cultural e histórica da nossa cidade.

E como a influência árabe na cozinha pantaneira e em Campo Grande é tão importante, a receita escolhida pra comemorar este aniversário leva especiarias, como pimenta-síria, cominho e sementes de nigella (tempero típico das arábias e países do Norte da África), em uma criação conjunta com os chefs Paco Kawijian e Luciana Abes, do restaurante Yallah, de Campo Grande trago está delicia que está também imortalizada no meu livro: Cozinha Pantaneira. Para que o prato fique ainda mais saboroso, escolha uma paleta de cordeiro com boa capa de gordura aparente.

Cordeiro assado com sal boiadeiro e especiarias: 

 

Ingredientes

1 paleta de cordeiro de 1,3 Kg
10 g de cominho
10 g de pimenta-síria
10 g de sal boiadeiro
suco de 1 limão
100 g de manteiga sem sal
10 g de pimenta-do-reino

 

Modo de preparar 

Faça uma pasta com todos os ingredientes e passe por toda a peça de carne. Deixe marinar por 24 horas na geladeira. Transfira o cordeiro para uma assadeira (reserve a marinada e utilize-a como fundo para um risoto ou molhos) e leve ao forno pré-aquecido (220º C) por 20 minutos ou até dourar. 
Cubra a peça com papel-alumínio e volte ao forno baixo (120º C) por cerca de duas horas e meia, acrescentando água na assadeira se necessário. O cordeiro estará pronto quando a carne desmanchar ao toque do garfo. 
Sirva acompanhado de legumes assados, como tomate e cebola, e coalhada seca.
rendimento: 4 pessoas.