Veículos de Comunicação

Oportunidade

Correios recebe inscrições de escolas para concurso internacional

O concurso é promovido pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça

Escolas públicas e privadas podem se inscrever, até 31 de março, no 38º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela Empresa de Correios e Telégrafos. O tema do concurso este ano é "Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe como condições de trabalho decentes podem levar a uma vida melhor". Podem participar estudantes de 9 a 15 anos de idade, após passar por uma seleção interna na escola. Cada escola pode inscrever no máximo duas redações.

O concurso é promovido pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, e envolve mais de 190 países. O objetivo é desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.

No Brasil são realizadas duas fases: estadual e nacional. Na estadual são premiadas as três melhores redações de cada Diretoria Regional dos Correios. O primeiro colocado dessa fase ganhará um certificado e um DVD player portátil com tela LCD. Já o segundo e o terceiro colocados receberão, além do certificado, um aparelho de som portátil com CD, MP3 e rádio AM/FM, cada.

Na fase nacional, realizada em Brasília, será escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional, realizada em Berna, na Suíça. Nessa fase, o autor da melhor redação ganhará um notebook, troféu e certificado.

Tanto na fase estadual como na nacional, os prêmios serão concedidos aos alunos vencedores e às suas escolas. Já os três primeiros colocados da fase internacional receberão medalhas de ouro, prata e bronze, cunhadas pela Secretaria Internacional, e terão o nome publicado na revista da União Postal Universal (UPU).

Em 2008, o vencedor do Concurso Internacional de Redação de Cartas foi Moïse Luther Hoza, um jovem de 15 anos da República Centro-Africana. O Brasil já recebeu medalha de ouro nos anos de 1972, 1988 e 2007. Atualmente, é o segundo país no ranking mundial, ficando atrás apenas da China, que já obteve o título por quatro vezes.