Veículos de Comunicação

Oportunidade

Corte do preço da gasolina esbarra nas perdas de ICMS

O temor de criar problemas para as finanças dos Estados é o que retarda a redução dos preços dos combustíveis para o consumidor

O temor de criar problemas para as finanças dos Estados é o que retarda a redução dos preços dos combustíveis para o consumidor, disse ontem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele comentou o assunto pouco antes de deixar Trinidad e Tobago, onde participou da Cúpula das Américas, com 34 dos 35 chefes de Estado da região – Cuba não participa do encontro. "Na crise econômica, tem os Estados já em situação difícil", comentou Lula. "Se baixar o preço do combustível sem pactuar com os Estados vamos reduzir a carga de ICMS e eles vão ficar em situação muito mais difícil".

Sem acordo sequer para um documento final a ser assinado, a Cúpula das Américas chegou ao fim ontem com um resultado comemorado com alívio por todos: a distensão nas relações entre os EUA e os países mais críticos da política americana. Ao falar à imprensa, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ter grandes diferenças com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, mas que "relações mais construtivas com a Venezuela" não ameaçam os interesses estratégicos dos EUA.