Veículos de Comunicação

Dose Reforço

Corumbá aplica a 3ª dose da vacina contra covid-19 em quem tem a partir de 80 anos

Primeiros moradores a receberem o reforço foram 58 idosos que vivem no Asilo São José

Corumbá aplica a 3ª dose da vacina contra covid-19 em quem tem a partir de 80 anos - Foto: Renê Marcio Carneiro/Prefeitura de Corumbá
Corumbá aplica a 3ª dose da vacina contra covid-19 em quem tem a partir de 80 anos - Foto: Renê Marcio Carneiro/Prefeitura de Corumbá

A dose de reforço para 11.819 idosos de Corumbá começou a ser aplicada. O primeiro grupo a receber essas terceira aplicação foram os moradores do lar Asilo São José, onde vivem os moradores mais velhos do município. Nesta quinta-feira (27), 58 idosos já receberam a imunização com a Pfizer. Quando esse grupo foi vacinado, eles tomaram duas doses da Coronavac há mais de seis meses.

Em Corumbá, aplicação do reforço da vacina contra a covid-19 vai ser feita neste primeiro momento para pessoas com 80 anos ou mais. Depois o grupo deve ser ampliado com a distribuição de mais vacinas para o município.

Conforme cronograma da Prefeitura local, a aplicação da 3ª dose vai ser feita no Poliesportivo da Rua Porto Carreiro, somente no sistema drive-thru, das 7h30 às 16h. Os idosos com 80 anos ou mais que receberam a segunda dose até o dia 27 de fevereiro estão habilitados para serem vacinados. As pessoas precisam levar documento de identificação pessoal, cartão de vacina e o cartão SUS para receberem o imunizante.

"Essa dose adicional visa reforçar a proteção, já que este é o grupo mais atingido pela forma grave da doença. Além de que as taxas de transmissão estão diretamente relacionadas ao surgimento de novas variantes, este reforço está sendo executado em um momento providencial, pois quanto mais o vírus se multiplica, mais variantes surgem. A terceira dose visa reduzir ainda mais a sobrecarga potencial com uma onda Delta que poderá surgir em nosso Estado”, explicou o secretário municipal de Saúde de Corumbá, Rogério Leite.

O governo do Estado apontou que 52% dos óbitos registrados em Mato Grosso do Sul foram de idosos, o que reforça a necessidade de aumentar a imunização desse grupo.

Corumbá atingiu a marca de 72,47% da população imunizada na quinta-feira (26). Isso equivale a 64.500 pessoas que receberam a dose única ou que tomam duas doses da vacina contra o novo coronavírus.

No Brasil, a vacinação com o reforço está prevista para começar em 15 de setembro. Houve antecipação em Mato Grosso do Sul porque o número de pessoas imunizadas é maior do que em outras regiões.

Estudo realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul foi enviado para o Ministério da Saúde para defender a necessidade de uma terceira dose de vacina contra a covid-19 em idosos a partir de 60 anos. O levantamento revelou que de fevereiro a maio deste ano o grupo adquiriu imunidade contra o novo coronavírus, porém, após esse período houve aumento quanto ao número de casos e de óbitos neste grupo específico.

Esse mesmo estudo indicou que a idade é um fator de risco, independente para o agravamento da covid-19. Nos idosos,  o sistema imunológico responde menos à produção de anticorpos. Com essa conclusão, pessoas a partir de 60 anos de idade correm duas vezes mais risco de hospitalização ou óbito por covid-19 em relação a um indivíduo mais jovem. O agravamento aumenta de acordo com a idade.