Veículos de Comunicação

Oportunidade

Crise não é motivo para abalar união dos setores produtivos

A afirmação é do governador André Puccinelli

Em seu discurso na noite de ontem (02), no Tatersal de Elite da Acrissul, o governador André Puccinelli reafirmou que, mesmo em período de crise, é a união de todos os setores da sociedade e o trabalho conjunto que fará com que o Estado vença a crise econômica internacional.

“Devemos vencer as crises, não temos como olvidá-las, mas as venceremos com união, tenacidade, vontade e muito trabalho. A todos os que produzem em nosso Estado, que tenham muito ou pouco, mas que tenham, com o suor do seu trabalho, tenham a certeza de nosso apoio”, disse o governador.

Já a secretária Tereza Cristina disse em seu discurso que as crises passam, mas os negócios continuam: “O que interessa é trabalhar para que Mato Grosso do Sul e sua pecuária continuem pujantes. Conseguimos manter o status de área livre da febre aftosa. E a exposição vem como uma renovação, uma apresentação dos resultados dos trabalhos realizados ao longo dos anos por todos nós, de tudo o que fizemos ao longo do ano."

Na ocasião do lançamento da 71ª Expogrande, realizado na noite de ontem (2), também foi lançado o livro "Acrissul – 70 anos de exposições", um trabalho de pesquisa da professora e pecuarista Moreli Teixeira Arantes.

 A obra relata sete décadas de história do maior evento agropecuário da região Centro-Oeste, onde a autora também faz uma relação de cada período com os principais fatos políticos regionais e nacionais. Na ocasião, o governador André Puccinelli recebeu um exemplar da obra da professora Moreli Teixeira Arantes.

Agenda

A programação de leilões da Expogrande prevê a realização de 43 certames, com início no dia 14 de março, quando acontece o Leilão Leilogrande Elite. A expectativa do presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Laucídio Coelho Neto, é de que, além do mesmo número de animais participantes, os leilões mantenham os mesmos preços obtidos no evento do ano passado. “A tendência é dar a volta por cima, principalmente no setor da produção. Porque, mesmo com a retração, o consumidor vai continuar comendo, bebendo e se divertindo”, analisa o dirigente, referindo-se ao contexto de crise em âmbito mundial. 

Representando cerca de 80% do rebanho sul-mato-grossense, a raça Nelore terá uma participação ainda mais expressiva na feira deste ano, superando os números de 2008, segundo previsão do presidente da Nelore-MS (Associação de Criadores de Nelore de Mato Grosso do Sul), Lineu Pasqualoto. Outra raça que vai vir com força para a Expogrande é a Guzerá, que aumentará de 60 para 150 animais participantes na feira. Os Criadores de Cavalos Pantaneiros também prometem manter seu ritmo contínuo de crescimento na participação da Expogrande, trazendo 10% a mais de animais para o Parque.

Na esteira do crescimento da feira, os eventos técnicos relacionados à produtividade também terão um salto este ano. É que a Embrapa Gado de Corte realizará a 4ª Dinapec (Dinâmica Agropecuária) simultaneamente à Expogrande. Na programação, que será desenvolvida na embrapa, constam atividades de campo, minicursos, roteiros tecnológicos e atendimento ao público. A Dinapec foi inserida no Ciclo de Palestras da Expogrande e compõem os dez dias de palestras, seminários, simpósios e encontros previstos. 

Outra atração da Expogrande 2009 será a realização do Torneio Leiteiro, organizado pelo Núcleo de Criadores de Girolando de MS. Retomado em 2008, a competição acontecerá de 31 de março a 02 de abril, nas categorias meio sangue, 3/4 e 5/8. A previsão é de que a produção se iguale ou supere a registrada no ano passado, quando os animais participantes chegaram a produzir, individualmente, até 60 litros de leite por dia. 

Atrações agropecuárias à parte, o público terá no calendário de shows estímulo de sobra para visitar a Expogrande. Estão previstos 12 shows no total, com apresentações todos os dias da feira, contemplando os ritmos sertanejo – com destaque para artistas do Estado -, rock e música regional.

Na abertura, no dia 26 de março, duas duplas sertanejas se apresentam na Arena de Shows do Parque de Exposições. Jads & Jadson e Marco Aurélio & Paulo Sérgio abrem em grande estilo a agenda cultural. No dia seguinte, será a vez da apresentação de Cezar Menotti & Fabiano, uma das mais festejadas duplas sertanejas do momento. Como nem só de sertanejo será a programação musical da Expogrande, o palco da feira abre espaço para apresentações de NX Zero, Canto da Terra e Almir Sater.