Veículos de Comunicação

Oportunidade

Dados sobre nova gripe em MS serão divulgados somente às quintas-feiras

A situação epidemiológica atual, no Brasil e no mundo, caracteriza-se por uma pandemia com predominância de casos clinicamente leves

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), visando adequar ao processo de monitoramento do novo Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância da Influenza, divulgado pelo Ministério da Saúde, no dia 15 de julho, informa que a partir desta semana vai publicar somente às quintas-feiras (por semana epidemiológica) os novos casos registrados da doença em Mato Grosso do Sul.

A situação epidemiológica atual, no Brasil e no mundo, caracteriza-se por uma pandemia com predominância de casos clinicamente leves e com baixa letalidade. Diante dessa situação, a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando da passagem para o nível seis de Alerta Pandêmico, estratificou os países em: “Com transmissão sustentada”, “Sem ocorrência de casos” e “Em transição” (ainda sem evidências de transmissão comunitária). O Brasil enquadra-se nesta última classificação.

De acordo com a nova alteração do protocolo entende-se por definição de caso de doença respiratória aguda grave “indivíduo de qualquer idade com doença respiratória aguda caracterizada por febre superior a 38ºC, tosse e dispnéia, acompanhada ou não de dor de garganta ou manifestações gastrointestinais”.

Além disso, devem ser observados os seguintes sinais e sintomas: aumento da freqüência respiratória (> 25 irpm) e hipotensão em relação à pressão arterial habitual do paciente. Nas crianças, também estar atento aos batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.