Veículos de Comunicação

Oportunidade

Depen lança sistema de dados para identificação individual de internos em MS

O sistema consiste em uma base de dados em que é possível a identificação individual do detento

Representantes do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) participam nesta quarta-feira (29) da cerimônia promovida pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) para o lançamento oficial da implantação do Infopen-Gestão (Sistema Nacional de Informações Penitenciárias) em Mato Grosso do Sul.

O sistema consiste em uma base de dados em que é possível a identificação individual do detento: nome, idade, características físicas, número de processos na Justiça, tipo de crime cometido, tratamento médico-odontológico que recebeu no estabelecimento penal, quanto tempo resta de pena, entre muitos outros aspectos  sobre a população carcerária brasileira. A iniciativa também representa um cadastro nacional de consulta, permitindo a maior integração das bases de dados das penitenciárias brasileiras. Atualmente, o Estado insere no cadastro nacional somente informações gerais e quantitativas, por meio do Infopen-Estatística.

Cerimônia

A cerimônia de oficialização será realizada na Escola Penitenciária, com início previsto para as 9h, e contará com a presença do coordenador-geral de Políticas, Pesquisa e Análise da Informação do Depen, Alexandre Cabana de Queiroz Andrade e do diretor do Sistema Penitenciário Federal, Wilson Sales Damázio. Também estarão presentes no evento o diretor-presidente da Agepen, Deusdete Oliveira, e o superintendente de Políticas Penitenciária da Sejusp, Aloysio Franco de Oliveira, além de diretores das unidades penais.

De acordo com a responsável pelo Infopen na Agepen, Marileide Reis, os 74 computadores disponibilizados pelo Departamento Penitenciário já estão instalados nas unidades penais e na sede da Agência. “Estamos aguardando apenas o treinamento dos servidores que serão responsáveis pela inserção dos dados para que iniciemos efetivamente o Infopen Gestão no Estado”, informa.

Segundo a coordenadora do Sistema Nacional de Informações Penitenciárias, Érica Tanner, o Depen enviará técnicos à Campo Grande no início de maio para realizar a capacitação de servidores da Agepen na atualização da nova base de dados. Ela informa que, inicialmente, serão capacitados dois servidores por unidade penal.

Tanner explica que serão dois dias de treinamento e que os capacitados deverão atuar também como multiplicadores em seus locais de trabalho.

Avanços

A unificação e padronização do sistema de informações nacional, possibilitada pelo Infopen Gestão, permite ao Depen a elaboração de um diagnóstico penitenciário do País inteiro, o que contribui no desenvolvimento de outros produtos que promovam políticas públicas integradas para a administração penitenciária.

Outro ponto positivo é que o sistema permitirá um maior controle à Agepen, já que nele também poderá ser automatizada toda a rotina da unidade penal, com cadastro de servidores, internos, advogados, parentes e quem mais passar pelo local.