Veículos de Comunicação

Assembleia Legislativa

Deputados aprovam programa de diagnóstico precoce do TEA

Parlamentares ainda repercutiram fala de Geraldo Resende na Câmara dos Vereadores

Deputados aprovam programa de diagnóstico precoce de TEA - Foto: Arquivo/CBN
Deputados aprovam programa de diagnóstico precoce de TEA - Foto: Arquivo/CBN

Na sessão desta terça-feira (28), os parlamentares aprovaram quatro projetos e repercutiram a fala do secretário Geraldo Resende na Câmara dos Vereadores. Em primeira discussão foi aprovada a proposta do deputado Neno Razuk (PTB), para instituir o programa de diagnóstico precoce e atendimento multiprofissional para pessoas com transtorno do espectro autista. Agora segue para a segunda discussão.

Em discussão única foi aprovado o projeto do deputado Eduardo Rocha (MDB) para denominar de Dr. Abílio Carlos Mazini a Delegacia de Polícia Civil de Bataguassu. A proposta segue agora para sanção. Além disso, foram aprovados dois títulos de Cidadão Sul-mato-grossense.

No final da sessão, os parlamentares repercutiram a fala do secretário estadual de Saúde Geraldo Resende ontem (27). Resende rebateu os manifestantes que estavam gritando no local e não permitiam que as autoridades se pronunciassem. “Muitos daqueles que gritam hoje ‘liberdade’ são os que vão as ruas pedir intervenção militar, pedir para fechar o Congresso, fechar o STF. Que liberdade é essa? Quando querem derrotar os instrumentos da democracia construídos por todos nós da minha geração. Não tenho medo do debate. Aliás, onde vocês quiserem estabelecer [debate], eu estarei lá para poder dizer a vocês: ‘Nazistas e fascistas da atualidade, vocês não vão prosperar! O nosso povo haverá de derrotá-los! Haverá de colocá-los na lata de lixo da história’”, disse o gestor estadual da Saúde.

Os deputados Coronel David (sem partido) e Zé Teixeira (DEM) criticaram a fala do secretário. O deputado Neno Razuk (PTB) também fez críticas ao Geraldo Resende e utilizou uma fundamentação rasa para falar sobre o nazismo na sessão. Já o deputado Pedro Kemp (PT) saiu em defesa do secretário junto com o deputado Barbosinha (DEM), que finalizou a sua fala destacando o grande trabalho do mesmo durante a pandemia.