Veículos de Comunicação

Mato Grosso Do Sul

Deputados aprovam três projetos e retiram dois da votação

Pedro Kemp e Coronel David discutiram na sessão e houveram pedidos de "cala a boca"

Deputados aprovam três projetos e retiram dois da votação - Foto: Isabelly Melo/CBN
Deputados aprovam três projetos e retiram dois da votação - Foto: Isabelly Melo/CBN

Em primeira sessão na semana, depois de feriado de 7 de setembro, os parlamentares aprovaram três projetos e retiraram dois de votação. Duas propostas foram aprovadas pelos parlamentares em discussão única, ambas pedem a declaração de utilidade pública, uma da Colônia dos Pescadores Profissionais e Artesanais de Anastácio e a outra da Casa Dona Conceição Caminho do Bem.

Dois projetos foram retirados da pauta do dia. Um em segunda discussão que trata sobre um pedido de autorização para que o Poder Executivo possa fazer uma doação em Aquidauana. O deputado Capitão Contar (PSL) pediu para analisar a proposta, que após isso, será colocada em votação em uma próxima sessão. Em primeira discussão foi retirado novamente de votação o projeto polêmico para proibir novas formas de flexão de gênero e de número de palavras da língua portuguesa. O deputado Marçal Filho (PSDB) pediu vista e projeto foi retirado. 

Os parlamentares aprovaram a autorização para antecipar o aumento da contribuição patronal do Executivo aos planos de saúde de servidores.

 

Manifestações

Os parlamentares repercutiram as manifestações do dia 7 de setembro na sessão. O deputado estadual Pedro Kemp (PT) começou falando sobre o ato a favor do presidente Jair Bolsonaro e destacou as falas antidemocráticas do presidente. Após isso, Lídio Lopes (PATRI) parabenizou as manifestações em Mato Grosso do Sul pela manhã. Em seguida, foi a vez do deputado Coronel David (Sem Partido) argumentar. O parlamentar começou destacando a importância das manifestações a favor do presidente e depois disse que era hipocrisia de Kemp querer que a população acredite neste discurso antidemocrático. Pedro Kemp interrompeu e disse que hipócrita era o Coronel David. Em meio a discussão, Coronel David pediu diversas vezes que Pedro Kemp calasse a boca, pois era o momento dele de fala.

O presidente da Assembleia, Paulo Correa, teve que intervir e pediu que o Pedro Kemp respeitasse o momento do coronel David e solicitou então que o parlamentar continuasse a argumentação. Pedro Kemp interrompeu novamente e disse que estava cansado de ouvir “essas baboseiras”.

O Coronel David finalizou a fala criticando o PT e dizendo que o partido vai levar “surra nas urnas”.