Veículos de Comunicação

Oportunidade

Detran inicia projeto de conscientização para uso da faixa de pedestre

A presença dos voluntários e de agentes de trânsito na saída da escola trouxe tranqüilidade para os alunos

No caminho da escola, a segurança dos filhos é a grande preocupação dos pais. Pensando nisso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) lançou hoje (9) o projeto “Amigos da Escola e Segurança no Trânsito”. Cerca de 150 alunos da Escola Estadual Guia Lopes foram orientados ao atravessar as ruas, na saída da escola.

Para o diretor da Escola Guia Lopes, Francisco Borges, o projeto é “uma semente que está sendo plantada e irá colher muitos frutos”. Ele parabeniza a iniciativa do Detran, nos projetos de educação no trânsito. “O Detran sempre esteve de portas abertas para nós (educadores). Isso facilita nosso trabalho na sala de aula”, afirma Borges.

A presença dos voluntários e de agentes de trânsito na saída da escola trouxe tranqüilidade para os alunos. “A gente não precisa mais sair correndo na rua ou ficar um tempão esperando para atravessar”, conta a estudante Mariane, de 18 anos.

Ela e um grupo de amigas esperam o comando do voluntário e atravessaram a rua sem correr. “Nós temos medo de atravessar porque vemos muitos acidentes por aqui”, conta Naiara, de 12 anos, que já teve um colega atropelado em frente à escola.

Em Campo Grande, no ano passado, 66 crianças menores de 13 anos ficaram feridas por atropelamento; uma morreu. “Essa realidade torna urgente adoção de medidas de segurança voltadas para pedestres, especialmente crianças durante a realização de trajetos como ir para a escola”, explica diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran-MS, Elizabeth Félix.

Projeto

O projeto está revitalizando faixas de pedestres e placas de sinalização próximas a quatro escolas de Campo Grande: Escola Estadual Guia Lopes, Escola Municipal Carlos Vilhalva Cristaldo, Escola Municipal de 1º Grau Nazira Anache e Escola Municipal Profº Luiz Cavalon. “Com a reforma na sinalização, voluntários do Projeto Amigos da Escola podem atuar como agentes que orientam e ajudam os alunos na travessia das ruas”, explica o diretor-presidente do Detran-MS, Carlos Henrique Santos Pereira.

“Além da segurança aos alunos, o projeto vai proporcionar uma ampla conscientização dos condutores para diminuir a velocidade próximo às escolas”, intera o comandante da Ciptran, Major Edmilson Lopes.

O projeto é permanente e deve atender mais 44 escolas em todo estado. O Detran-MS contra com a parceria do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Agência Municipal de Trânsito (Agetran), Secretaria de Estado de Educação (SED), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), União dos dirigentes municipais de educação (Undime-MS), Sest/ Senat, TV Morena e Projeto Amigos da Escola.