Veículos de Comunicação

Oportunidade

Dourados ganha bomba reserva para garantir abastecimento

O investimento é para evitar problema que aconteceu esse ano, deixando a cidade sem água

A Sanesul adquiriu um equipamento bombeador para ser utilizado na captação de água do rio Dourados, na cidade de mesmo nome. A empresa investiu R$ 342,6 mil no equipamento, o qual servirá de bomba reserva para o sistema.

De acordo com o gerente de manutenção da Sanesul, Ubirajara Marchetti, o equipamento de eixo vertical possui vazão nominal de 1.500 metros cúbicos por hora. Como se trata de um sistema de grande porte, cujos componentes devem ser feitos sob encomenda, ou seja, não são encontrados disponíveis à venda no mercado, a Gema mandou confeccionar a bomba como medida preventiva.

“Assim, quando houver um imprevisto, mandamos a bomba para ser instalada na captação de Dourados”, explica. Ubirajara informa que a bomba, o motor e a subestação de energia foram feitos sob encomenda.

“Quando executamos os serviços de manutenção de rotina [em janeiro deste ano], não tínhamos ainda o equipamento reserva, e o sistema operou no limite. A partir de agora, não teremos mais esse problema, pois a bomba reserva irá garantir condições seguras de operação do sistema”.

Dourados possui 53 mil clientes com ligações domiciliares distribuídas por quase 790 quilômetros de rede, as quais são abastecidas pelo sistema de captação do rio e de poços. A produção mensal está em torno de 1,5 milhão de metros cúbicos de água, sendo que 60% vêm da captação superficial.