Veículos de Comunicação

Apoio Às Mulheres

MS registra 120% de aumento no número de feminicídios

Dados são de 2017 a 2020, e foram divulgados em evento que marcou os seis anos da Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande

No complexo, diversas atividades são desenvolvidas para as vítimas - Foto: Luciana Araújo
No complexo, diversas atividades são desenvolvidas para as vítimas - Foto: Luciana Araújo

Um relatório apresentado durante evento na Casa da Mulher Brasileira nesta quarta-feira (03), revela que em 2020, Mato Grosso do Sul registrou aumento de 120% no número de feminicídios. Em 2021, a unidade em Campo Grande completa seis anos de existência, mas os dados refletem que muitas mulheres resistem em dar um basta no ciclo da violência. De 2015 até o momento, mais de R$ 7 mi foram investidos pela prefeitura de Campo Grande, no suporte às vítimas que recebem atendimento.

Nos dados o que chamou atenção, foi em relação ao perfil das vítimas. Conforme relatório da Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres (SEMU), cerca de 150 mulheres com mais de 80 anos foram atendidas pela casa durante esse período, mais de 55% das mulheres são pretas ou pardas, e o atendimento também se entendeu para as indígenas, principalmente da etnia Terena. Entre 2017 e 2020, mais de 445 mil encaminhamentos foram realizados nos setores integrados.