Veículos de Comunicação

De Volta

Em Corumbá, shows de grande porte já podem ser realizados com presença de público

Público precisará apresentar comprovante de vacinação e quem não se vacinou deverá levar teste negativo para covid-19

Vista geral de Corumbá - Foto: Rodolfo César
Vista geral de Corumbá - Foto: Rodolfo César

Corumbá tem autorização para receber eventos e shows de grande porte a partir de agora. A Prefeitura confirmou que organizadores de shows podem comercializar ingressos para promoções que comportam mais de 200 pessoas. O município já tem um show programado para acontecer em 5 de novembro com a presença de cantores sertanejos reconhecidos nacionalmente.

As regras que permitem a organização desse tipo de evento foram publicadas no Diário Oficial de Corumbá na tarde desta terça-feira (5). O critério principal que permite essa realização de eventos envolve exigência para o público apresentar carteira de vacinação que comprova a imunização contra a covid-19. Mesmo quem não estiver vacinado poderá comparecer, mas precisará apresentar teste para covid-19 do tipo RT-PCR e emitido com até 72 horas antes da data do show. Outro teste permitido é o de pesquisa de antígenos, emitido em até 48 horas antes do evento.

Os organizadores também devem realizar o monitoramento do público e em até 14 dias após a promoção é preciso verificar se algum dos presentes manifesta diagnóstico que pode ser de covid-19. Nesses casos, a Secretaria Municipal de Saúde precisa ser notificada.

Esse Plano Municipal, de acordo com o decreto n° 2.662, garantiu a realização dos eventos a partir do diagnóstico da cidade diante da pandemia. Corumbá já tem mais de 85% da população imunizada com duas doses ou dose única. Os casos graves de internação também caíram e dos 17 leitos de CTI na Santa Casa, a ocupação está na média de 2 leitos por semana.

Dentro do Programa Prosseguir, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o município também foi classificado na bandeira amarela. Ela identifica que a região está com menor grau de contágio da covid-19.

Para a elaboração do decreto também foram avaliadas orientações científicas adotadas em várias cidades brasileiras.

O documento estabelece que para realização de eventos com público acima de 200 pessoas, em espaços que não possuam licença sanitária Municipal para essa finalidade, deverá ser solicitado esse documento previamente e haverá avaliação para aprovação ou não da Vigilância Sanitária. Para eventos com até 200 pessoas, deverão ser obedecidas as regras de biossegurança previstas no decreto municipal nº. 2627/2021.

Esses eventos poderão ocorrer, mas com limitação de 50% da capacidade máxima do espaço físico, conforme dados especificados pelo Grupo de Fiscalização Integrada e laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros.

Há também mais algumas medidas obrigatórias, como demarcação de posições na fila de entrada, distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas e uso de máscara durante todo o tempo. O toque de recolher permance na cidade da meia-noite às 5h e esses shows terão autorização para funcionarem até as 2h.