Veículos de Comunicação

Oportunidade

Embaixador russo quer trazer mais turistas ao MS

O diplomata veio ao Estado com a família para conhecer os principais roteiros turísticos sul-mato-grossenses

O governador André Puccinelli recebeu na manhã de hoje (5) a visita do embaixador da Rússia no Brasil, Vladimir Lvovitch Tyurdenev e a esposa dele, a embaixatriz Larissa Tyurdenev. O diplomata veio ao Estado com a família para conhecer os principais roteiros turísticos sul-mato-grossenses: a região da Serra da Bodoquena e o Pantanal.

O objetivo da viagem é ampliar o conhecimento sobre a região e assim poder intensificar as relações comerciais entre a Rússia e o Estado de Mato Grosso do Sul, com a possibilidade de atrair investidores e turistas daquele país.

O encontro, em clima cordial, teve ainda a presença da secretária de Estado do Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Correa da Costa; do secretário de Estado da Fazenda, Mário Sérgio Lorenzetto; e do secretário de Estado do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes.

Ele explicou que no ano passado os dois países assinaram um acordo de estímulo ao aumento da troca turística entre os países. Segundo Vladimir, atualmente o fluxo de visitantes é de 8 mil para cada país. “Os turistas russos que chegam ao Brasil ficam no mínimo duas semanas aqui e os destinos mais procurados são o Rio de Janeiro, as Cataratas do Iguaçu e a Amazônia. Do meu ponto de vista, o Brasil tem uma riqueza natural única, que é o Pantanal, e como dois terços do Pantanal estão em Mato Grosso do Sul, devemos trazer mais turistas russos ao Estado”, esclareceu.

Durante a reunião, o embaixador explicou que Brasil e Rússia têm importantes laços comerciais, principalmente na importação de carne bovina brasileira. Além disso, destacou o interesse da possibilidade de instalação de uma indústria de veículos blindados no Brasil, possivelmente em Mato Grosso do Sul. Ele disse que estão sendo feitos estudos preliminares para a viabilidade do empreendimento.

O governador então explanou sobre o planejamento de desenvolvimento industrial do Estado, explicando sobre os grandes investimentos em infraestrutura que estão sendo desenvolvidas como o aeroporto industrial e o terminal intermodal de transportes, o pólo gás-químico, a rota bioceânica e os incentivos fiscais concedidos por governo e prefeituras às indústrias.

Em relação ao comércio, o embaixador disse que há perspectiva de aumentar a participação da Rússia no comércio bilateral, de forma que seja equalizado. Segundo ele, no ano passado foram 8 bilhões de dólares em exportações, sendo maior montante por parte do Brasil. “Do ponto de vista futebolístico até que está bom, mas comercialmente queremos estar quites”, brincou o embaixador.

Ao fim da visita, ambos trocaram lembranças típicas como demonstração de apreço. O governador foi convidado a visitar a Rússia e em contrapartida o embaixador foi convidado para a viagem de lançamento do Trem do Pantanal, que acontece no dia 8 de maio.