Veículos de Comunicação

Oportunidade

Empresas acreditam em recuperação neste ano

Pela sondagem feita pelo Radar da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), a pedido do Comitê de Monitoramento da Crise (CMC), 61% das indústrias do Estado acreditam em recuperação financeira, a partir do segundo semestre deste ano.
Dos empresários entrevistados pela Fiems, 93% revelaram que sentiram os efeitos da crise financeira, o que representa um aumento de seis pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, conforme dados divulgados ontem (5) durante a segunda reunião do Comitê neste ano.
Na avaliação do coordenador do CMC e presidente da Fiems, Sérgio Marcolino  Longen, os dados podem ser considerados indicativos de recuperação do otimismo, pois em relação ao levantamento anterior esse crescimento se deu em maior parte pela redução da participação daqueles que acreditavam que a melhoria ocorreria somente em 2010. Ele explica ainda que o setor agrícola permanece inalterado, porém com turbulências nos segmentos de carne e de aves devido às exportações e ao preço pago ao produtor.
A sondagem também revela que 68% dos industriais ouvidos afirmaram não ter reduzido o quadro de funcionários. No entanto, 64% deles, ou seja, a maioria, ao contrário do último levantamento (48%) não prevê novas contratações. Também se verificou neste levantamento que apenas 22% dos empresários que não prevêem novas contratações têm a intenção de dispensar funcionários. Anteriormente, essa parcela havia sido de 47%, uma redução de 25 pontos percentuais.
A soma desses dois fatores, o aumento do número de empresários que não reduziram seus quadros, bem como a diminuição da parcela daqueles que não prevêem contratações e que ainda recorreriam à redução do quadro funcional permite concluir que o ritmo do ajuste via demissões começa a se reduzir. Apenas 25% dos entrevistados afirmaram que os planos de investimentos para 2009 serão plenamente concretizados.