Veículos de Comunicação

Oportunidade

Endividamento menor ajuda a valorizar ações do agronegócio

De forma geral, as empresas com menor dívida ou com menor endividamento no curto prazo são as preferidas dos investidores

Duas das onze maiores empresas do agronegócio listadas na BM&F Bovespa tiveram desempenho acima do Ibovespa neste ano. A expectativa de consumo maior de fertilizantes em 2009 — em compensação à queda de 8,9% em 2008 — ajudou a valorizar, do início do ano até ontem, em 33,84% os papéis da Fosfértil, a maior empresa do setor. A esperada queda na oferta mundial do açúcar puxou os papéis da usina São Martinho, que acumulam alta de 38% no período, acima da valorização de 17,62% do índice na bolsa paulista.

De forma geral, as empresas com menor dívida ou com menor endividamento no curto prazo são as preferidas dos investidores. Apesar de toda a queda nas exportações de carne bovina — que no bimestre apresentam retração de 35% —, o JBS Friboi, o maior em processamento de bovinos no mundo, viu seus papéis se valorizarem 12,9%, enquanto os do Marfrig subiram 4,26% e os do Minerva caíram 1,62%.