Veículos de Comunicação

Oportunidade

Escolas públicas do Estado podem concorrer a Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar

O objetivo da premiação é incentivar a participação de toda a comunidade escolar em movimentos de melhoria da qualidade de ensino

As escolas públicas municipais e estaduais de Mato Grosso do Sul podem participar do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar Ano Base/2008. Os formulários e o manual para participação já foram encaminhados para as escolas que devem devolver o documento preenchido até o dia 30 de maio para a Superintendência de Políticas de Educação (Suped), da Secretaria de Estado de Educação (SED), que coordena a ação por aqui.

O objetivo da premiação é incentivar a participação de toda a comunidade escolar em movimentos de melhoria da qualidade de ensino através de uma auto-avaliação em cinco dimensões: gestão de resultados educacionais; gestão participativa; gestão pedagógica; gestão de pessoas; e gestão de serviços e recursos. Tudo isso será entregue em um dossiê detalhado para demonstrar suas práticas de gestão.

“Esta auto-avaliação é importante porque é uma forma da escola verificar em quais pontos ela está acertando e onde precisa melhorar. Outro ponto positivo é que este trabalho será compartilhado entre escolas de todo o País e poderemos conhecer boas propostas que são desenvolvidas em todos os estados e isso enriquece a escola”, comenta a coordenadora estadual do prêmio, Francisca Ovando Venega dos Santos.

As escolas inscritas serão avaliadas por uma comissão estadual e a que apresentar os melhores resultados vai receber o certificado de Escola Referência Nacional em Gestão Escolar, prêmio de R$ 2 mil e uma coletânea de vídeos educativos. Os diretores dessas instituições selecionadas vão ganhar uma viagem de participação em um intercâmbio no Brasil ou no exterior. Além disso, vai concorrer na etapa nacional do prêmio. A primeira colocada entre todas no País recebe R$ 10 mil e o diploma Destaque Brasil.

A premiação é promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela Fundação Roberto Marinho.