Veículos de Comunicação

Oportunidade

Família mantém rapaz acorrentado à cama por mais de 3 dias em MG

Segundo conselheira tutelar, família diz que rapaz sofre de doença mental

Conselheiros tutelares de Uberaba (MG) encontraram, na última segunda-feira (11), um rapaz de 21 anos que estava acorrentado à própria cama há mais de três dias. Segundo a conselheira tutelar Eni Dornelas, os pais do rapaz afirmam que ele é portador de doença mental e era acorrentado quando tinha crises.

De acordo com Eni, uma denúncia anônima chegou ao Conselho Tutelar de Uberaba, informando que um adolescente estava sendo mantido acorrentado pela família. Na segunda-feira, ela e outra conselheira foram à casa da família e constataram que se tratava de um jovem de 21 anos.

Os pais informaram à conselheira que o rapaz tem esquizofrenia e sofre com crises sucessivas. “A família disse que acorrentava o rapaz quando ele piorava e só o soltavam para que ele fosse ao banheiro ou quando as crises passavam. A mãe tem medo que algo aconteça com ele, pois, sempre que vêm as crises, ele foge de casa, quebra coisas e pode se machucar”, contou.


A conselheira disse que, embora o caso não fosse responsabilidade do Conselho Tutelar por não se tratar de menor de idade, ela ficou sensibilizada.