Veículos de Comunicação

Oportunidade

Fies com inscrições abertas para alunos ingressantes no ensino superior

A instituição de ensino, da qual o estudante faz parte, deve ter aderido ao programa em 2009 para seus alunos sejam beneficiados do financiamento

Até 17 de abril, os novos alunos do ensino superior – aqueles que ingressaram este ano na faculdade – podem se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições são exclusivamente pela internet e podem ser feitas no site da Caixa Econômica Federal. A instituição de ensino, da qual o estudante faz parte, deve ter aderido ao programa em 2009 para seus alunos sejam beneficiados do financiamento.

Para se inscrever, o estudante deve acessar o site da Caixa, preencher a ficha de inscrição, imprimir em duas vias e entregar uma delas na instituição em que estuda. Como Fies os alunos podem financiar de 50% a 75% das mensalidades, independente do semestre que estiver cursando.

Os bolsistas que vão buscar o financiamento devem apresentar um ou mais fiadores com comprovação de renda ou utilizar a Fiança Solidária. Nesta segunda modalidade de financiamento, grupos de três a cinco acadêmicos da mesma instituição de ensino tornam-se fiadores uns dos outros, onde se responsabilizam pelo pagamento das prestações dos outros participantes do grupo. A comprovação de renda não é exigida na Fiança Solidária.

 Os juros anuais do Fies são de 6,5%. Para os estudantes dos cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia e das carreiras que integram o Catálogo de Cursos Superiores de Tecnologia os juros são de 3,5% ao ano. Para amortizar os juros o beneficiário do programa paga uma taxa de R$ 50 a cada três meses.

O Fies é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Caixa, que financia a graduação de estudantes de instituições particulares de ensino superior que não tem condições de arcar com os custos das mensalidades.