Veículos de Comunicação

Pesquisa

Fiocruz vai testar vacina BCG na prevenção à COVID-19

Em outubro, pesquisa será feita com vacina que já é bastante conhecida na prevenção à Tuberculose

A Fiocruz e o Instituto de pesquisa infantil Murdoch da Austrália, irão iniciar testes em profissionais da área de saúde com a vacina BCG (usada para prevenir a tuberculose), a fim de verificar a proteção do imunizante também contra a covid-19. O estudo, que inicialmente seria realizado apenas em Mato Grosso Sul, vai ser expandido o Rio de Janeiro. 

Coordenada no Brasil pelos pesquisadores Julio Croda e Margareth Dalcolmo, a pesquisa foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Serão vacinados cerca de três mil profissionais da área saúde no país que não tiveram COVID-19. O estudo será financiado pela Fundação Gates. 

Em entrevista à Rádio CBN Campo Grande, Julio Croda disse que o ensaio clínico já está na fase três, etapa em que a testagem é realizada em humanos. “Ligaremos semanalmente para essas pessoas, que terão que informar se não apresentaram sintomas de COVID-19. É uma pesquisa quantitativa, que está na última etapa, quando é avaliado se a vacina da BCG será eficaz ou não no tratamento da COVID-19”, informou croda. Os interessados em participar da pesquisa podem se inscrever no site bit.ly/bcgcovid-19.