Veículos de Comunicação

Oportunidade

Funcionários da Caixa fazem paralisação hoje

Os engenheiros e arquitetos da Caixa ameaçam entrar em greve por tempo indeterminado.

Os engenheiros e arquitetos da Caixa Econômica Federal (CEF) fazem hoje em todo o Brasil uma paralisação de 24 horas pela reestruturação salarial da categoria. Segundo o vice-presidente da Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa (Aneac), Frederico Valverde, a adesão ao movimento nas capitais foi superior a 80%. O balanço do protesto será divulgado pelo movimento no fim do dia. A Caixa informou que não irá se manifestar, por enquanto, sobre a paralisação.

Os engenheiros e arquitetos da Caixa ameaçam entrar em greve por tempo indeterminado e paralisar também as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), caso a Caixa não aceite suas reivindicações. Eles são responsáveis pela análise dos projetos, liberação e acompanhamento das obras.

Está marcada para amanhã uma reunião de negociação com a direção da Caixa. Depois disso é que os funcionários vão avaliar se farão uma paralisação maior. "Vamos analisar se a reunião é uma abertura de negociação ou mais um encontro para cumprir calendário", disse Valverde. O piso salarial da categoria está hoje em R$ 5.030,00.

A Caixa é responsável pela operação do programa "Minha Casa, Minha Vida" e por boa parte das obras incluídas no PAC. O programa habitacional, que prevê a construção de 1 milhão de moradias, começa a ser implantado na próxima segunda-feira (dia 13).