Veículos de Comunicação

Esportes

Governador realiza feito histórico para Três Lagoas

A solenidade aconteceu à noite, momentos antes da partida entre Misto Esporte Clube, time de Três Lagoas

O governador André Puccinelli realizou ontem (18) um feito histórico para o município de Três Lagoas, nordeste do Estado: a inauguração do sistema de iluminação noturna do estádio Benedito Soares da Mota, o Madrugadão.

A solenidade aconteceu à noite, momentos antes da partida entre Misto Esporte Clube, time de Três Lagoas (vice-campeão estadual de 2008) e Campinense, time de Campina Grande (PB), pela Copa do Brasil, segunda maior competição nacional de futebol profissional do país.

 “Dezoito de fevereiro de 2009, esta uma data histórica para nosso município!”, explanou a prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet, ao público estimado pela Polícia Militar em três a quatro mil pessoas na arquibancada do estádio, além das autoridades presentes.

 “Pela primeira vez na história do município, graças à sensibilidade do governador André Puccinelli, nosso estádio está apto a receber competições e times de cunho nacional e as nossas famílias poderão prestigiar os jogos em horário adequado (à noite), além de que os jogos aqui realizados serão transmitidos em rede nacional de televisão e rádio. A população e o futebol três-lagoense só têm a agradecer ao governador”, finalizou ela.

 Já na vez do governador assumir a palavra na solenidade, a ovação da torcida e o barulho do show de fogos de artifícios deixou o governador sem palavras por alguns minutos.

 “Estamos muito felizes em estarmos aqui”, disse o governador, referindo-se a ele e ao secretário estadual de Obras Públicas e de Transporte, Edson Giroto, ao diretor-presidente da Fundação do Desporte e Lazer de Mato Grosso do Sul, Júlio César Komiyama; e o deputado estadual Akira Otsubo, entoando em seguida um grito de torcida pelo time da casa, sendo correspondido de bate-pronto pela torcida: “Mistoooooo! Mistoooooo!”

 Logo depois, foi cerrada a faixa da placa de inauguração do sistema de iluminação do campo e as autoridades subiram à arquibancada, onde o governador fez questão de cumprimentar muitos torcedores e assistir o jogo na íntegra.

 Investimentos e segurança

 Orçada em cerca de R$ 700 mil, com a maior parte dos recursos oriundos do Governo do Estado, a iluminação conta com dois transformadores. Um deles com 75 kVA e será utilizado para o abastecimento interno do estádio. Já o transformador de maior potência, com capacidade para 225 kVA, é o responsável pela iluminação do campo, com quatro torres de iluminação, sendo cada uma delas com 16 holofotes cada. A potência das lâmpadas é de mil watts.

 A iniciativa de iluminar o Madrugadão deve-se à participação do Misto na Copa do Brasil deste ano. Com a iluminação, o time poderá mandar jogos no período noturno, o que é mais favorável em termo de público. Do contrário, o Misto só poderia sediar jogos à tarde.

 Além da iluminação, o estádio está recebendo outras melhorias. A principal delas é a abertura de dois portões de emergência nas laterais das arquibancadas. Os portões são exigências do Corpo de Bombeiros, como parte do plano de prevenção de urgência e pânico da unidade. Caso não fossem construídos os portões, como medida de segurança, a capacidade do estádio seria reduzida dos atuais 4.600 para 3.077 pessoas.