Veículos de Comunicação

Oportunidade

Governo estimula trabalho conjunto em conferências nacionais

O objetivo foi trocar experiências e definir parcerias. "É importante criarmos um espaço de diálogo permanente", defende a secretária executiva

O governo Federal vai realizar mais 14 conferências nacionais até 2010. Os coordenadores desses eventos reuniram-se nesta semana (17), em Brasília, numa promoção da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República.

O objetivo foi trocar experiências e definir parcerias. "É importante criarmos um espaço de diálogo permanente", defende a secretária executiva adjunta da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), Mariana Carvalho.
 

Segundo ela, a proposta da 1ª Conseg foi "bem recebida" pelos outros coordenadores. "Claro que nossa metodologia pode não ser a mais adequada para outras áreas. Mas, o trabalho articulado pode evitar que a gente repita alguns erros no futuro".

Um dos pontos avaliados pelo grupo foi a realização de conferências conjuntas sobre temas afins no âmbito municipal. "Na esfera nacional é mais fácil fazer três ou cinco por ano, mas para a estrutura do município, fica mais difícil", argumenta Mariana Carvalho. Entre os encaminhamentos está a organização de um seminário nacional sobre democracia participativa.

Pesquisa

Desde 2003, foram realizadas mais de 50 conferências nacionais em diversas áreas como Saúde, Meio Ambiente, Juventude, Cidades, e Direitos Humanos – com a participação de 4,5 milhões de pessoas.

Um levantamento encomendado pelo Ministério da Justiça mostra que a segurança pública tem sido reivindicação corriqueira. Do total de 11.201 deliberações apresentadas em 47 conferências nacionais, 582 (5,19%) foram relacionadas ao tema. A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) será realizada na capital federal, nos dias 27 a 30 de agosto.