Veículos de Comunicação

Oportunidade

Governo vai decidir sobre prorrogação de redução do IPI na semana que vem

A medida teria validade de três meses, mas foi prorrogada por mais três, prazo que encerra no fim deste mês

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, informou hoje (25) que o governo decidirá na próxima semana se prorroga mais uma vez a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de automóveis.

“Ainda estamos avaliando. Vamos avaliar isso nas próximas horas para ver se teremos, na semana que vem, uma decisão, porque é o fim do mês”, disse o ministro, depois de participar de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e empresários do setor do varejo.

Em dezembro do ano passado, o governo reduziu de 7% para zero o IPI dos carros de até mil cilindradas. Para os automóveis entre mil e 2 mil cilindradas movidos a gasolina, a redução foi de 13% para 6,5% e nos que usam biocombustíveis, de 11% para 5,5%.

A medida teria validade de três meses, mas foi prorrogada por mais três, prazo que encerra no fim deste mês.

Para compensar as perdas de arrecadação com a redução do imposto sobre os automóveis, o governo aumentou a tributação sobre o cigarro com uma alíquota maior de IPI e PIS/Cofins (Programa de Integração Social/Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).