Veículos de Comunicação

Oportunidade

Homens também sofrem com câncer de mama

A doença associada sempre às mulheres, também é grave no homem e precisa de atenção

Não existe uma estatística sobre o câncer de mama em homens no Brasil, mas sabe-se que é um problema que afeta poucos. Nos Estados Unidos, de todos os casos da doença, 1,1% são descobertos em homens, segundo Hakaru Tadokoro, Oncologista da Unifesp. Porém, há um outro aspecto que é preciso levar em consideração: como é uma doença que os homens não se preocupam, o diagnóstico é quase sempre tardio, e isso pode ser perigoso.

Segundo o médico, “a doença evolui clinicamente da mesma forma que evolui na mulher e, como não costumam passar por exames, pode ser fatal se não for descoberto a tempo”. As opções terapêuticas são as mesmas: cirurgia para retirada do tumor e, depois, uma avaliação, para saber qual é a melhor alternativa de tratamento. “Dependendo do caso, o homem precisa passar por uma hormonioterapia, quimioterapia ou radioterapia”.

As causas

“As mais comuns são quando o câncer é provocado por uma hepatite crônica, cirrose ou alcoolismo”, explica Hakaru. “A esquistossomose, que também compromete o fígado, também pode levar ao quadro. E, ainda, uma inflamação dos testículos – por algum tipo de doença ou trauma – também pode ser causador do tumor na mama masculina”, esclarece o oncologista.

Há, também, os motivos mais incomuns. “Existem alguns tipos de síndromes que podem levar ao câncer de mama, como quando o indivíduo tem um cromossomo ‘X’ a mais – o normal é ter um ‘X’ e um ‘Y’ –, porém, essa é uma situação bem rara”. Outro motivo pouco encontrado, mas que existe, é o de homens que tem contato com hormônios femininos.

“Um homem que trabalha numa indústria farmacêutica de anticoncepcionais, por exemplo, pode inalar hormônios femininos, se não usar a proteção correta, e desenvolver o câncer de mama”, exemplifica o médico. Ainda por influência de hormônios, outro motivo do desenvolvimento da doença é o excesso de dois deles: o BRCA I e BRCA II, mais comuns em mulheres, mas, que, quando existem em excesso nos homens, pode causar problemas.

Prevenção

O homem deve se preocupar quando tem o tamanho da mama avantajado. E ela pode aumentar em homens que têm problemas no fígado, pois, se o órgão não funciona bem, o corpo passa a ter a quantidade de hormônios femininos exacerbada. Mesmo que não haja um nódulo, se o homem nota que seu peito está maior do que o normal, é bom procurar um médico. Pode ser necessário fazer o uso de hormônios masculinos, para recuperar o equilíbrio e evitar o desenvolvimento do tumor.

Outra maneira de prevenir que os homens não têm o hábito é realizando o autoexame. “O homem pode fazer o mesmo teste que a mulher, apalpando a região durante o banho, para ver se encontra algum nódulo”, ensina o médico. Caso encontre algo, é preciso procurar um clínico geral ou urologista, para realizar os exames necessários e descobrir se há ou não necessidade de uma intervenção.