Veículos de Comunicação

Educação

IFMS de Três Lagoas oferta 160 vagas para cursos técnicos de graça

Eletrotécnica e Informática são as opções para concluintes do ensino fundamental

https://youtube.com/watch?v=zlfGBM29gIs

Os estudantes de Três Lagoas e região que estão para concluir ou já terminaram o ensino fundamental e querem ingressar no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em 2020 podem escolher entre os cursos técnicos integrados em Eletrotécnica e Informática.

Os cursos são ofertados de forma articulada. O estudante tem as disciplinas básicas do ensino médio enquanto cursa a formação técnica na área escolhida. Ao final, pode tanto ingressar no ensino superior quanto no mundo do trabalho.

Para estudar no IFMS, é preciso ser aprovado no Exame de Seleção. Para 2020, são ofertadas 160 vagas, sendo 80 para cada curso. Ambos são presenciais e têm duração de três anos e meio. As aulas de Eletrotécnica são oferecidas à tarde. Já as atividades do curso técnico em Informática são realizadas pela manhã. 

As inscrições no Exame de Seleção 2020 devem ser feitas até quarta-feira (6), na Página do Candidato da Central de Seleção, onde também está disponível o edital com todas as regras do processo seletivo.

No ato da inscrição, é preciso informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do estudante que concorre à vaga.  

Exame de Seleção 2020 – O IFMS oferta 1.440 vagas em 11 diferentes opções de cursos nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

Há vagas para cursos técnicos integrados em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.  

A prova será aplicada no dia 24 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus. Serão 50 questões de múltipla escolha (20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais). Saiba o que cai na prova.

Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.  

A opção de beneficiário de ação afirmativa deve ser informada no ato da inscrição. Os cotistas deverão comprovar a condição no ato da matrícula, caso contrário perderão a vaga e serão reclassificados em lista de espera.   

A previsão é que o gabarito seja divulgado no dia seguinte à prova. O resultado preliminar está previsto para 16 de dezembro e as matrículas deverão ser feitas entre 14 e 17 de janeiro. Lembrando que é indispensável o candidato ter concluído o ensino fundamental (9º ano) até a data da matrícula.   

ASSISTA: