Veículos de Comunicação

Oportunidade

Implantação de usina é discutida em Inocência

Acontece nesta quarta-feira (29), a audiência pública para discutir os impactos ambientais e socioeconômicos com a possível implantação do empreendimento Sucral Bioenergia Participação Ltda.
A audiência, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac) e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), acontece às 19 horas, na Câmara de Vereadores do município.
De acordo com informações do Imasul, o objetivo da audiência é levar ao conhecimento da população as principais informações contidas no Estudo de Impacto Ambiental (EIA).
O EIA/RIMA constitui uma etapa do processo de licenciamento ambiental e é fundamental para que o órgão ambiental decida pela concessão da Licença Prévia, documento que atesta a viabilidade do empreendimento. Na fase seguinte do processo, o empreendedor deve elaborar o Plano Básico Ambiental (PBA), documento através do qual se propõe a executar ações para reduzir as possíveis alterações no meio ambiente, em seguida o órgão emite a Licença de Instalação, o que possibilita a implantação do empreendimento. Por fim, executadas as medidas, o empreendedor obtém a Licença de Operação.

USINA

A usina de álcool Destilaria Inocência será implantada na Fazenda Asas, de Inocência, com acesso pela rodovia MS 316. O estudo objetiva licenciar o empreendimento para uma capacidade industrial de moagem de 3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra. Resultante deste processamento espera-se a fabricação de 253.980 m³ de álcool anidro, e ainda a geração de energia elétrica de 357.330 MW, para consumo próprio e comercialização. Estas perspectivas de processamento de cana e de produção de álcool e energia elétrica serão alcançadas a partir da safra 2015/16.