Veículos de Comunicação

Oportunidade

Inscrições para cursos do Senai entram na reta final

Ao todo são 1.080 vagas em cursos de educação profissional técnica de nível médio autorizados pelo CEE

As inscrições aos 26 cursos de educação profissional técnica de nível médio do Senai distribuídos em Campo Grande, Corumbá, Deodápolis, Dourados, Nova Andradina, Naviraí, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Três Lagoas entram na reta final e os interessados em participar do Processo Seletivo Unificado do 1° Semestre têm até o dia 24 de abril para procurar as agências dos Correios ou até o dia 30 de abril para se inscrever pela Internet por meio do portal do Sistema Fiems (www.fiems.org.br).

Ao todo são 1.080 vagas em cursos de educação profissional técnica de nível médio autorizados pelo CEE (Conselho Estadual de Educação) e as inscrições custam R$ 15,00. O candidato, no ato de inscrição nos Correios, receberá o manual com todas as orientações pertinentes ao Processo Seletivo Unificado, sendo que ele poderá escolher, dentre as nove opções, a cidade em que fará a prova, independentemente do local de realização do curso escolhido.

A prova será realizada no dia 10 de maio e as listas dos candidatos aprovados serão afixadas nos murais das unidades do Senai e divulgadas no portal do Sistema Fiems no dia 19 de maio com as aulas tendo início no dia 1° de junho. Conforme Jesner Escandolhero, gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai, o candidato classificado deverá efetuar sua matrícula na unidade do curso para o qual se candidatou.

“Os candidatos aprovados na primeira chamada devem procurar as unidades do Senai de 20 a 22 de maio, enquanto os convocados na segunda chamada têm de procurar a entidade de 26 a 28 de maio”, informou Jesner Escandolhero, completando que, havendo vagas remanescentes, serão comunicados os candidatos suplentes, respeitando-se a ordem classificatória.

Bolsas

Para os candidatos que alcançarem bom desempenho nas provas do Processo Seletivo Unificado, o Senai vai garantir ainda bolsas de estudo, sendo que os industriários também poderão ser beneficiados com descontos que podem chegar a 100%. De acordo com Jesner Escandolhero, a concessão das bolsas está divida em três modalidades distintas: mérito, condição sócio-econômica e para os funcionários das indústrias.

Na categoria meritória, tem direito a bolsa de estudo os três primeiros colocados classificados em cada uma das turmas dos 26 cursos oferecidos, sendo que o percentual concedido varia de parcial a integral, dependendo da classificação do aluno aprovado. Para o primeiro lugar, o desconto é de 100%, obtendo assim bolsa integral, enquanto para o segundo o desconto é de 50% e para o terceiro colocado chega a 15%.

Já na modalidade sócio-econômica, a concessão está limitada a duas bolsas por turma, desde que o candidato solicite e comprove sua condição vulnerável através da apresentação de documentos. “Para comprovar a vulnerabilidade sócio-econômica, serão analisados a renda bruta familiar, as condições de moradia, se existem casos de doenças graves na família e ainda se a família arca com outras despesas de educação, se existem pessoas portadoras de necessidades especiais e até o número de pessoas que dependem da mesma renda”, discriminou Jesner Escandolhero.

A terceira modalidade de concessão de bolsas contempla os trabalhadores da indústria que deverão comprovar por meio de documentos o vínculo empregatício. Os percentuais concedidos poderão chegar a 30% de acordo com a classificação das empresas que foram divididas em cinco categorias. “Para esta modalidade não há limites de vagas para a concessão de bolsas. Dessa forma nós estamos criando um diferencial para as empresas industriais contribuintes do Sistema Fiems”, lembrou gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai.

Distribuição das vagas

Do total de 1.080 vagas em 26 cursos de educação profissional técnica de nível médio, 115 delas são na Escola do Senai de Campo Grande, sendo 25 no curso técnico em automação industrial, 60 no curso técnico em segurança do trabalho e 30 no curso técnico em vestuário. No Senai de Corumbá são 70 vagas, das quais 35 no curso técnico em química e 35 no curso técnico em segurança do trabalho.

Já no Senai de Dourados são 175 vagas, sendo 35 no curso técnico em mecânica, 35 no curso técnico em açúcar e álcool, 35 no curso técnico em automação industrial, 35 no curso técnico em eletrotécnica e 35 no curso técnico em química. No Senai de Rio Verde são 40 vagas no curso técnico em química, enquanto na Agência do Senai em Sonora são 80 vagas no curso técnico em açúcar e álcool e na Agência do Senai em Deodápolis outras 75 vagas no curso técnico em açúcar e álcool.

No Senai de Três Lagoas são 280 vagas, sendo 40 no curso técnico em açúcar e álcool, 40 no curso técnico em automação industrial, 40 no curso técnico em eletrônica, 40 no curso técnico em celulose, 40 no curso técnico em papel, 40 no curso técnico em química e 40 no curso técnico em vestuário. O Senai de Naviraí tem 155 vagas, sendo 60 no curso técnico em açúcar e álcool, 60 no curso técnico em química e 35 no curso técnico em segurança do trabalho, enquanto na Agência do Senai em Nova Andradina são 95 vagas, sendo 30 no curso técnico em açúcar e álcool, 30 no curso técnico em química e 35 no curso técnico em segurança do trabalho.

Serviço – Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail psu@ms.senai.br ou pelo telefone 0800-7-070-745