Veículos de Comunicação

Esportes

Instalações militares reforçam condições de segurança da Capital para Copa

O Exército está instalando na Capital um de seus três Batalhões de Aviação existentes no Brasil

As unidades das Forças Armadas instaladas em Campo Grande são parte das vantagens da Capital na disputa para ser sub-sede da Copa 2014. As instalações do Exército e da Aeronáutica garantem prontidão militar para prevenir e para atender a eventuais ocorrências durante um evento da magnitude do torneio mundial de futebol.

Representantes do Comando Militar do Oeste e o comandante da Base Aérea de Campo Grande participaram hoje (29) da entrevista coletiva organizada pelo governador André Puccinelli e o prefeito Nelsinho Trad para divulgar a campanha pela Copa.

O Exército está instalando na Capital um de seus três Batalhões de Aviação existentes no Brasil. Seis das 42 aeronaves que formarão a unidade já estão disponíveis. Aqui também é sede do Comando Militar do Oeste.

O comandante da Base Aérea de Campo Grande, tenente-coronel-aviador Reynaldo Alfarone Junior avalia que as ações combinadas dos governos e entidades com o trabalho que é exercido pelos militares favorecem a Capital. “Da parte da Força Aérea, três pontos podem ser destacados: o incremento ao controle do espaço aéreo, a presença de um esquadrão de busca e salvamento e a presença de um esquadrão de caça”, cita Alfarone.

Num evento em que se espera que predomine a paz e a integração, o uso da forças militares não deve ser necessário, mas a disponibilidade para qualquer eventual necessidade não pode ser descartada, em função da mobilização de pessoas do mundo todo durante o torneio.  A prontidão 24 horas para a defesa aérea fica a cargo do 3º Esquadrão do 3º Grupo de Aviação (3º/3º GAV), o Esquadrão Flecha. “Esperamos que nenhum incidente ocorra, mas em situação de possível ameaça, estamos prontos para atuar”, diz o comandante.

Para ações de salvamento, a BACG sedia o 2º Esquadrão do 10º Grupo de Aviação (2º/ 10º GAV), o Esquadrão Pelicano. “É um privilégio esse esquadrão estar aqui. Num evento grande como a Copa, temos condições de dar pronta resposta em caso de acidente”, cita Alfarone, apontando esse como o segundo ponto de destaque dentro da contribuição natural da Aeronáutica.

A maior movimentação no espaço aéreo em decorrência da chegada de visitantes para assistirem aos jogos também receberá atenção da Força Aérea para garantir a segurança de vôo. Alfarone cita que, a exemplo do que aconteceu durante um torneio de Aviação de Caça, o número de controladores de tráfego poderá ser ampliado para atender a demanda de incremento na circulação de aeronaves.