Veículos de Comunicação

Oportunidade

Integração entre Políticas Públicas vai beneficiar a população do Estado

O encontro contou com as presenças do governador André Puccinelli, que participou da abertura dos trabalhos

A integração dos serviços de saúde, educação e assistência social para melhorar o atendimento oferecido à população foi discutido ontem (15) durante o primeiro Encontro Intersetorial das Políticas Públicas Sociais de Mato Grosso do Sul, realizado em Campo Grande. 
 
O encontro contou com as presenças do governador André Puccinelli, que participou da abertura dos trabalhos; da secretária Nacional de Renda e Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Camille Mesquita; e das secretárias de Estado Tania Mara Garib, de Trabalho e Assistência Social; Beatriz Dobashi, da Saúde e Nilene Badeca, da Educação; além das equipes técnicas das três secretarias.
 
Participaram também gestores municipais, representantes do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Colegiado Estadual de Gestores de Assistência Social (Coegemas), conselho estaduais de Saúde, Educação e Assistência Social.
 
O envolvimento das três secretarias Estaduais e das secretarias municipais foi elogiado pelo assessor técnico do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Nereu Henrique Mansano: “O que temos aqui é uma experiência inédita no País, com a definição clara de metas e objetivos”, ressaltou Nereu, que abordou o tema “A Violência na Primeira Infância” em sua palestra. Mansano lembrou que as três áreas tem papel fundamental na prevenção dos casos de violência por meio de ações educativas para estimular o desenvolvimento da criança. “O foco, hoje, está apenas na questão nutricional”, disse Nereu, referindo-se às ações do poder público. 
 
O evento abordou, ainda, a Política Estadual de Promoção da Qualidade de Vida, com o objetivo de desenvolver políticas públicas integradas para ampliar as condições de acesso da população a bens e serviços essenciais; as condicionalidades do Programa Bolsa Família, além do lançamento da Política Estadual de Humanização dos Serviços de Saúde, que visa à qualificação dos profissionais da área e melhoria no atendimento à população nas unidades de saúde pública. 
 
Para a secretária Tania Mara Garib, a troca de experiências e a maior aproximação dos profissionais que atuam nas áreas de saúde, educação e assistência social vai contribuir para a resolução de problemas e melhoria no atendimento à população do Estado.