Veículos de Comunicação

Celeridade

Jaraguari ganha destaque na imunização contra a covid-19

Segundo prefeito, município já vacinou 100% dos grupos prioritários

Vacinação ocorre na Estratégia da Saúde da Família (UESF) da cidade - Foto: Divulgação Prefeitura de Jaraguari
Vacinação ocorre na Estratégia da Saúde da Família (UESF) da cidade - Foto: Divulgação Prefeitura de Jaraguari

ACESSE O LINK ABAIXO PARA OUVIR A MATÉRIA COMPLETA:

Dados do vacinômetro, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), apontam que Campo Grande já imunizou mais de 312 mil pessoas com a 1ª dose da vacina contra a covid-19, o que representa quase metade da população. No quesito celeridade de imunização no estado, a cidade de Jaraguari a 46,2 km da capital, já vacinou 100% dos grupos prioritários vacinados. Segundo o prefeito da cidade, Edson Nogueira (PSDB), os assentamentos que compõe a cidade receberam doses da vacina, incluindo pessoas com 18 anos e sem comorbidades.

Segundo informações da prefeitura, 2.527 pessoas já receberam 1ª dose da vacina e 1.352 a 2ª dose, dentro do público específico. “Conseguimos adiantar bastante a vacinação, porque recebemos um quantitativo de 4.500 doses da coronavac e aztrazeneca, sendo que nossa população é de 7.180 pessoas. Como sobraram algumas doses aplicadas nos profissionais da saúde e grupos prioritários, decidimos tirar da geladeira e vacinar o restante, tanto que até quem tem 18 anos já foi vacinado”, relatou.

Conforme o prefeito, durante toda a pandemia a cidade registrou apenas oito óbitos em decorrência da doença, número considerado baixo. “Dessas mortes, a maioria eram pessoas que provavelmente se contaminaram na capital, porque vários habitantes de Jaraguari tem chácara aqui, mas também vão pra Campo Grande com frequência”, explicou.  

Atualmente, apenas três pessoas estão infectadas pelo coronavírus na cidade. A vacinação no último sábado (5), ocorreu para pessoas com faixa etária de 35 anos. O prefeito ressaltou que as medidas de biossegurança estipuladas pelas autoridades de saúde, foram eficazes no combate à doença. “Nosso Toque de Recolher inicia às 22h conforme o Programa Prosseguir e isso é resultado da colaboração da população para cumprir com todos os protocolos de saúde”, afirmou. 

O prefeito também lembrou que a vacinação de toda a população deve ser finalizada ainda neste mês, dependendo da quantidade de imunizantes que a Secretaria Estadual de Saúde (SES), repassar ao município. Para se vacinar os moradores da cidade devem apresentar documentos pessoais e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além do comprovante de residência no ato da vacinação. A imunização ocorre na Estratégia da Saúde da Família (UESF).